Como gravar a tela da área de trabalho com o OBS

Como gravar a tela da área de trabalho com o OBS

Videogames, tecnologia e vídeos de instruções estão entre os mais populares em plataformas como o YouTube. Enquanto muitos estão ansiosos para entrar na indústria, poucas pessoas estão cientes dos aspectos técnicos necessários para gravar suas telas de desktop e capturar sua jogabilidade ou etapas de instrução.

Aqui, veremos como usar o OBS (Open Broadcaster Software) para capturar vídeo e áudio do seu PC. Aprendendo como gravar tela com OBS é mais fácil do que você imagina e vamos passar por todo o processo passo a passo. Vamos mergulhar no mundo da gravador de tela obs .

Introdução ao OBS

O primeiro passo para gravar sua área de trabalho com o OBS é baixar o software do Página Oficial . O OBS é de código aberto, gratuito e funciona no Windows 7, 8 e 10. A versão mais recente do Windows é, de fato, muito decente para gravações de desktop, então você pode considerar a atualização.

Depois de instalar o OBS e executá-lo pela primeira vez, você será saudado por uma tela preta e uma série de opções na barra de ferramentas. Antes de entrarmos em mais detalhes sobre como configurar o OBS, há dois termos que você deve saber:

  • Fontes: de onde virá o vídeo.
  • Cenas: como o vídeo final capturado aparecerá.

Configurando o OBS

Ao iniciar o OBS pela primeira vez, você será perguntado se deseja executar o assistente de configuração ou não. Essencialmente, isso permitirá que você configure rapidamente certas coisas, mas você não terá tanto controle sobre a configuração quanto ao fazer as coisas manualmente.

Configurar as coisas não é difícil, então sugiro fazê-lo manualmente. Após rejeitar a oferta de ajuda, você será recebido com a tela principal do OBS. A janela de exibição ficará totalmente preta, pois você ainda não selecionou uma fonte.

A única coisa que o OBS seleciona por padrão é a cena. A cena padrão ocupa a tela inteira, o que significa que, se você optar por gravar toda a área de trabalho, ela simplesmente preencherá o vídeo inteiro. Se você quiser adicionar mais fontes, como o feed da webcam, poderá adicionar mais cenas posteriormente.

Para adicionar uma fonte, basta clicar no ícone de mais (+) na janela Fontes na parte inferior do OBS. Para gravar sua área de trabalho com OBS, selecione a opção 'Display Capture' na lista.

Na janela que aparece, basta clicar em OK, a menos que você queira alterar o nome do feed, uma etapa totalmente opcional que não é necessária neste momento.

Depois de clicar em OK, o OBS mostrará instantaneamente uma visualização. Aqui, você também pode escolher se o seu cursor também será exibido ou não. Caso você tenha vários monitores, você também pode escolher qual deles capturar.

Agora que o vídeo está tudo ordenado, você pode querer configurar o áudio também. A janela Mixer na parte inferior do OBS mostra as fontes de áudio atuais. Por padrão, o programa habilitará os sons vindos da área de trabalho e do microfone. Se você quiser desabilitar qualquer um, clicar no ícone do alto-falante irá silenciá-lo para que você não precise se preocupar com isso.

Gravação com OBS

Agora você está pronto para realmente começar a gravar sua área de trabalho. Basta clicar no botão 'Iniciar Gravação' e o OBS começará a gravar imediatamente. Da mesma forma, você precisará clicar no botão 'Parar Gravação' para parar. Se desejar, você também pode configurar teclas de atalho através do menu Configurações.

As gravações são colocadas automaticamente na pasta Vídeos em suas bibliotecas do Windows. Os vídeos são salvos no formato .flv. No entanto, tudo isso pode ser alterado acessando Configurações> Saída. Lá, você poderá alterar o caminho, a qualidade e o formato da gravação.

A melhor alternativa ao OBS: Wondershare Filmora

Se o OBS parecer um pouco complicado para você, você pode optar por um programa mais direto. Uma das melhores alternativas ao OBS é a ferramenta de gravação de tela Filmora, um programa de gravação de tela e edição de vídeo lançado recentemente, tudo em um.

Com o Filmora, você poderá gravar facilmente vídeos tanto da sua área de trabalho quanto da sua câmera em um formato muito fácil de usar e configurar. O programa suporta gravação de 15 a 120 FPS, pode exportar para os formatos MP4, MOV e GIF e possui um conjunto de edição de vídeo simples, mas poderoso, onde você pode adicionar anotações personalizadas, efeitos de cursor e muito mais.