Como gravar sua tela da área de trabalho no Windows gratuitamente [3 métodos]

Como gravar sua tela da área de trabalho no Windows gratuitamente [3 métodos]

14 de janeiro de 2022• Soluções comprovadas

Apenas algumas décadas atrás, produzir um videoclipe simples era um processo complicado que exigia equipamentos caros, bem como uma quantidade considerável de habilidade e conhecimento sobre a arte e o ofício da criação de vídeos. Hoje, as pessoas que desejam criar um tutorial ou um vídeo de jogo podem produzir gravações de vídeo de alta qualidade de suas telas de desktop.

Se você está procurando uma maneira rápida e barata de capturar suas atividades na área de trabalho, você veio ao lugar certo. Neste artigo, mostraremos como gravar a tela da sua área de trabalho com software integrado gratuito no Windows ou com algum software de gravação de tela gratuito.

gravar tela da área de trabalho

Captura de tela: Gravar tela vs. Captura de tela

Antes de prosseguirmos, devemos primeiro destacar a distinção entre uma captura de tela e uma gravação de tela. Uma única imagem estática ou uma captura de tela é apenas uma imagem de uma tela de computador em um determinado momento. Por outro lado, uma gravação de tela ou screencast, como às vezes é chamado, é um vídeo que captura suas atividades na área de trabalho por um período prolongado.

Download seguro

Como gravar sua tela da área de trabalho no Windows gratuitamente [3 métodos]

Embora não seja de conhecimento comum o sistema operacional Windows oferece ferramentas internas que permitem que seus usuários gravem suas telas gratuitamente, essas ferramentas têm suas limitações. Além disso, existem muitos programas de computador gratuitos e ferramentas online que tornam o processo de captura de tela simples e divertido. Vamos descobrir como alcançá-lo agora.

Método 1: Usando ferramentas internas gratuitas para gravar a tela no Windows gratuitamente

Gravar uma tela de desktop não é um processo muito complicado, mas os usuários de PC que não têm experiência anterior podem precisar de algum tempo para descobrir como fazer gravações de alta qualidade de suas telas.

1.Usando o aplicativo Xbox integrado para gravar a tela no Windows 10

Abra e execute o aplicativo Xbox em segundo plano

Antes do lançamento do Windows 10, a gravação de uma tela exigia que você tivesse um software de gravação de tela, mas agora as versões recentes do Windows 10 vêm equipadas com o aplicativo Xbox que permite capturar a tela da área de trabalho. Se você estiver tendo problemas para encontrar este aplicativo, basta digitar Xbox na barra de pesquisa e clicar no ícone para iniciá-lo.

Ativar o recurso Game Bar

Gravar no Windows 10

Segure os botões Windows + G até que uma tela pop-up apareça e, em seguida, selecione a opção 'Sim, este é um jogo' quando aparecer 'Você deseja abrir a Barra de jogos' se estiver usando pela primeira vez. Você verá a interface da Game Bar com vários controles, incluindo o aplicativo Xbox, captura de tela, gravação de tela e opções de configurações. Se você quiser gravar seu microfone e sua voz, basta marcar a caixa Gravar microfone.

Gravar Atividade da Tela

Para gravar a atividade da tela da área de trabalho, você pode segurar os botões Windows, Alt e R no teclado para iniciar a sessão de gravação ou simplesmente clicar no ícone 'Iniciar gravação'. O mesmo atalho pode ser usado para parar a gravação. Todos os vídeos serão salvos na mesma pasta de destino chamada Vídeo/Captura, e o aplicativo não permitirá que você altere essa configuração.

No entanto, o recurso DVR no aplicativo Xbox permitirá que você escolha a duração do seu vídeo ou aumente a qualidade do vídeo que está gravando, mas o cursor do mouse não será gravado. Alguns computadores compatíveis com o Windows 10 não permitirão que você use este aplicativo se sua placa de vídeo não for compatível com codificadores AMD VCE, Intel Quick Sync H.260 ou Nvidia NVENC.

Saiba mais detalhes sobre como gravar o jogo no Windows 10 PC

dois.Usando o MS PowerPoint embutido para gravar a tela gratuitamente no Windows

Gravar com PPT

O software PowerPoint da Microsoft é uma ferramenta bastante conhecida para a produção de apresentações profissionais, mas a versão mais recente deste programa de computador (PowerPoint 2013 ou Office 2016) também oferece a opção de gravação de tela. Para iniciar a sessão de gravação, basta iniciar o PowerPoint e ir até o 'Inserir' aba.

Localize o Gravação de tela botão e depois de clicar nele, prossiga para clicar no ' Selecionar área ' opção que permitirá designar a área da tela que deseja gravar. Se você quiser capturar uma tela inteira, segure as teclas Windows, SHIFT e F simultaneamente. Depois de fazer a seleção, basta clicar no botão Registro botão para iniciar a sessão de gravação de tela.

As opções de gravação de tela que o MS PowerPoint oferece são um tanto limitadas, razão pela qual esse recurso só deve ser usado se você precisar produzir uma gravação de tela em pouco tempo.

Método 2: Usando o software gratuito de gravação de tela para capturar a tela da área de trabalho no Windows

Gravar com PPT

O software integrado no Windows 10 pode ser uma ótima maneira de produzir uma gravação de tela rápida, mas se você quiser criar orientações de software profissionais, vamos reproduzir vídeos ou tutoriais usando um software de gravação de tela gratuito, como FlashBack Express é uma opção muito melhor. Você dificilmente pode errar se decidir usar este gravador de tela que permite designar com precisão a área da tela que deseja capturar.

Este software produzido pela empresa Blueberry Software permite gravar qualquer coisa na tela e também permite gravar vídeo da sua webcam. Se você optar por instalar este software de gravação de tela em seu PC, poderá gravar o áudio do computador, agendar a sessão de gravação e, além disso, nunca precisará se preocupar com marcas d'água irritantes, pois FlashBack Express produz vídeos sem marcas d'água.

O processo de configuração da sessão de gravação de tela é extremamente fácil, pois tudo o que você precisa fazer é pressionar o botão de gravação e o software permitirá gravar vídeos de qualquer duração. Apesar das muitas vantagens que este software de gravação de tela oferece, a versão FlashBack Pro do programa de computador é mais adequada para usuários que desejam mais controle sobre as configurações de gravação de tela.

Método 3: Usando ferramentas gratuitas de gravação de tela online para capturar a tela da área de trabalho no Windows gratuitamente

Gravar com o-matic

Todos nós vivemos vidas em ritmo acelerado e, às vezes, simplesmente não temos tempo para se dar ao trabalho de instalar software em um computador. Felizmente, existem inúmeras ferramentas gratuitas de gravação de tela online como Screencast-O-Matic que pode ser usado para criar uma gravação de tela da área de trabalho rapidamente.

O Screencast-O-Matic é uma ferramenta online gratuita que oferece várias opções excelentes de gravação de tela que permitem selecionar a área da tela que deseja capturar, escolher o tamanho do vídeo de saída, gravar narração ou escolher se deseja gravar o tela, webcam ou ambos ao mesmo tempo. A configuração de uma sessão de gravação é simples, pois requer apenas que você clique no botão de gravação depois de ajustar as configurações.

No entanto, para começar a usar esta poderosa ferramenta de gravação de tela online, você deve primeiro baixar e instalar o gravador de inicialização da web. Além disso, a opção que permite gravar áudio do computador está disponível apenas na versão Pro desta ferramenta online, enquanto a duração máxima de um vídeo gravado com a versão gratuita do Screencast-O-Matic não pode exceder 15 minutos. A qualidade máxima de um arquivo de vídeo que esta ferramenta online pode produzir é 720p, o que pode ser problemático para usuários de PC que desejam produzir um vídeo de alta qualidade.


Software de gravação de tela recomendado para gravação de tela no computador Windows e Mac gratuitamente

Se procura um software de gravação que também lhe permita editar as suas imagens de vídeo com muitas funcionalidades de edição de vídeo, recomendamos que experimente o Fportocovo com base nas seguintes poderosas funcionalidades de gravação e edição.

  • Capaz de gravar a tela da área de trabalho e a webcam simultaneamente
  • Capaz de gravar áudio e voz do computador
  • Anotações esplêndidas (efeitos criativos de desfoque e mosaico incluídos) e efeitos de cursor
  • Recursos básicos de edição, como dividir, cortar, excluir e recursos poderosos, incluindo mudança de velocidade, modos de mesclagem e vários efeitos de vídeo
  • Várias opções de exportação: exporte para vários formatos ou carregue diretamente para a plataforma de mídia social