Como gravar vídeos de streaming no Windows 10

Como gravar vídeos de streaming no Windows 10

Muitas vezes pode ser muito difícil gravar mídia de streaming em seu computador. Talvez você esteja assistindo a um filme no Netflix ou a um vídeo ao vivo no YouTube e gostaria de ter uma cópia dele. Para o YouTube e outros sites de compartilhamento de mídia como o Vimeo, pode ser possível baixar uma cópia do vídeo para seu computador para visualização offline. Mas para serviços de streaming como Netflix e Hulu, a única maneira de ter uma cópia offline e compartilhável do vídeo é gravá-lo.

Se o processo de gravação de mídia de streaming parece bastante difícil, é porque pode ser. Mas com a ferramenta certa, o processo pode ser simples o suficiente para que você possa fazê-lo rapidamente sem comprometer a qualidade do vídeo resultante. Neste artigo, vamos dar uma olhada em 3 das maneiras mais eficazes de gravar transmissão ao vivo no Windows 10 computadores, começando pela melhor solução.

Maneira 1. Melhor Gravador de Vídeo Streaming para Windows 10

A melhor maneira de gravar streaming de vídeo no Windows 10 é usar o Wondershare DemoCreator. Esta ferramenta é a solução mais ideal, pois pode capturar tanto a tela quanto o áudio do computador, o que é necessário se você for gravar um streaming de vídeo com som. Também é tão fácil de usar que você pode gravar o vídeo mesmo que nunca tenha usado um software semelhante antes.

Antes de compartilharmos com você como ele funciona, vamos começar analisando seus principais recursos;

  • Ele permite que você grave vídeos nítidos e claros com fluxo de tela para apresentações e narração.
  • Gravar a tela, webcam e áudio é apenas uma questão de ativar essas opções nas configurações
  • Possui uma interface de usuário muito simples que o torna um dos programas de gravação de vídeo mais simples de usar
  • Ele vem com um conjunto completo de edição que você pode usar para editar seus vídeos com perfeição

Veja como usar o DemoCreator para gravar streaming de vídeo no Windows 10;

Etapa 1: Instale o programa e defina as configurações

Baixe e instale o DemoCreator no seu computador. Após a instalação, execute o programa e clique em 'Nova Gravação' na próxima janela para iniciar o processo.

novo demo de gravação

Na próxima janela, você verá algumas configurações que você pode configurar de acordo com suas necessidades.

configurações do democriador

A seção 'Tela' é a mais importante nesse sentido, pois permitirá que você escolha se deseja gravar a tela inteira ou uma seção personalizada da tela.

A seção 'Áudio' também é importante se você deseja capturar o som do streaming de vídeo que deseja gravar. Se você quiser adicionar sua própria voz à gravação, você pode definir a opção 'Microfone' para 'Capturar'.

A guia 'Câmera' só é importante se você quiser capturar imagens da webcam também.

Etapa 2: iniciar a gravação

Quando todas as suas configurações estiverem como você precisa, clique em 'Iniciar captura' para iniciar a gravação. Você também pode usar a tecla de atalho 'F10' para iniciar a gravação.

Você verá uma contagem regressiva de 3 segundos aparecer na tela, após o qual o DemoCreator começará a gravar a tela, a webcam e a tela ao mesmo tempo.

cardápio do roblox

Durante a gravação, você pode pressionar a tecla 'F9' para pausar ou retomar a gravação conforme necessário.

Quando terminar a gravação, pressione a tecla 'F10' novamente para finalizar a gravação.

Etapa 3: exportar ou editar vídeos

editar gravações democriador

O vídeo será salvo na pasta pré-determinada e você poderá usar o editor DemoCreator para fazer alterações no vídeo.

Maneira 2. Grave Stream Video no Windows com VLC

O media player VLC é uma ferramenta versátil que também pode ser usada para gravar streaming de vídeo. As inúmeras funcionalidades que este programa possui, tornam-no na solução ideal quando pretende gravar o ecrã em movimentos rápidos e fáceis. Supondo que você já tenha o VLC instalado em seu computador, siga estes passos simples para usá-lo para gravar streaming de vídeo em sua tela;

Passo 1: Abra o reprodutor de mídia VLC e vá para a guia 'Mídia'. Escolha 'Converter/Salvar'.

vlc media converter e salvar

Etapa 2: clique na guia 'Dispositivo de captura' e selecione 'Desktop' no menu suspenso 'Modo de captura'.

Passo 3: Escolha a taxa de quadros que você gostaria de usar. 10f/s geralmente é suficiente se você deseja gravar objetos em movimento rápido, como em um streaming de vídeo.

opções avançadas vlc

Passo 4: Clique em 'Converter/Salvar'.

Passo 5: Clique em 'Navegador' para escolher um nome de arquivo e um local para salvar o arquivo. Depois que o nome do arquivo e o local forem selecionados, clique em 'Salvar'.

salvar vídeos vlc

Passo 6: Em seguida, basta clicar em 'Iniciar' para iniciar a gravação.

Quando a gravação estiver concluída, o vídeo estará disponível no caminho pré-selecionado e você poderá usar o VLC para visualizar o arquivo após a gravação.

Maneira 3. Use a Barra de Jogos do Windows 10

Você também pode usar a Barra de jogos do Windows 10 para gravar o streaming de vídeo no seu PC. Este é um recurso de gravação que vem embutido no Windows 10. Embora, como o nome sugere, seja útil principalmente para gravar jogos, também é uma das melhores maneiras de gravar qualquer coisa na tela, incluindo streaming de mídia. É facilmente acessível e totalmente gratuito para uso. Apenas siga estes simples passos;

Passo 1: Abra o streaming de vídeo/mídia que você gostaria de gravar.

Passo 2: Em seguida, abra a Game Bar no seu computador. A maneira mais fácil de fazer isso é usar a 'Tecla Windows + G' no teclado.

barra de jogo do windows aberto

Mas se a combinação 'Windows Key + G' não funcionar, pode ser porque o Windows 10 Game Bar ainda não foi ativado. Para habilitá-lo, procure as 'Configurações da Barra de Jogo' e abra-o. Em seguida, ative o interruptor ao lado de 'Ativar Xbox Game Bar'.

Passo 3: Quando a Barra de Jogo abrir, você deverá ver algumas ferramentas de gravação à esquerda em uma janela chamada 'Capturar'.

iniciar a captura com a barra de jogos

Passo 4: Para iniciar a gravação, clique no ícone do círculo branco e uma pequena barra aparecerá no lado direito da tela, mostrando a duração da gravação. Para incluir áudio na gravação, clique no ícone do microfone.

processo de gravação do xbox

Passo 5: Quando terminar, basta clicar no ícone de parada ou no cronômetro de gravação e a gravação será interrompida.

Maneira 4. Grave vídeos de fluxo com OBS

O Open Broadcaster Software (OBS) é uma ferramenta de gravação de tela de código aberto que também pode ser muito útil quando você deseja gravar mídia de transmissão ao vivo em seu PC. É totalmente gratuito e vem com alguns dos recursos de gravação mais avançados disponíveis no mercado, tornando-o a solução ideal para jogadores que desejam capturar a jogabilidade. Ele também pode ser usado para transmitir vídeos ao vivo diretamente para sites como Twitch, YouTube e TikTok.

Siga este guia para gravar streaming de vídeo usando OBS;

Passo 1: Baixe e instale o OBS

Vamos para https://obsproject.com/download para baixar e instalar o OBS em seu computador. Uma vez instalado, inicie o programa.

Etapa 2: definir as configurações de gravação

Ao abrir o OBS pela primeira vez, você verá uma cena adicionada por padrão no canto inferior esquerdo da janela.

abrir obs

Você precisará adicionar uma fonte a esta cena antes de iniciar a gravação. A cena padrão já está destacada. Clique no ícone '+' na parte inferior do painel 'Fontes' e escolha 'Captura de exibição'.

Clique em 'OK' na caixa pop-up que aparece.

Clique em 'OK' novamente no próximo pop-up que aparecerá.

Em seguida, clique em 'Configurações' no canto inferior direito da interface. Escolha a guia 'Saída' e observe o campo 'Caminho de Gravação'. Esta é a pasta onde o vídeo será salvo quando o processo de gravação estiver concluído.

Etapa 3: iniciar a gravação

Agora você está pronto para iniciar a gravação. Basta clicar em 'Iniciar Gravação' no canto inferior direito da tela.

iniciar a gravação da tela com obs

Quando a gravação estiver concluída, clique em 'Stop Recording' e o vídeo gravado será salvo na pasta especificada.

Maneira 5. Use o ShareX para gravar uma transmissão ao vivo

O gravador de tela ShareX é outra solução de código aberto que pode ser muito útil quando você deseja gravar a tela em um PC. Ele pode capturar facilmente uma seção da tela ou a tela inteira e vem com vários recursos para tornar o processo de gravação o mais fácil possível.

Veja como você pode usar este programa gratuito para gravar a tela do seu computador;

Passo 1: Vá para https://getsharex.com/ para baixar e instalar o ShareX em seu PC.

Passo 2: Depois que o programa estiver instalado no seu computador, clique com o botão direito do mouse em seu ícone na bandeja do sistema e passe o mouse sobre 'Capturar' e escolha 'Gravação de tela'.

gravação de tela com sharex

Etapa 3: Se você estiver gravando a tela pela primeira vez, o ShareX solicitará que você baixe 'ffmpeg.exe'. Clique em 'Sim' e os arquivos necessários serão baixados automaticamente.

Passo 4: Clique em 'Screen Recording' novamente quando os arquivos necessários tiverem sido baixados. Em seguida, selecione a seção da tela que você gostaria de gravar. Você pode optar por gravar a tela inteira ou apenas uma parte da tela.

Passo 5: Uma vez selecionada a área de gravação, a gravação começará imediatamente. Você pode encerrar a sessão de gravação clicando no botão 'Parar' na barra de ferramentas que aparece após o início da gravação.

Assim que a gravação estiver concluída, o vídeo estará disponível na pasta de saída pré-determinada no formato MP4. Você pode definir as configurações no ShareX para obter opções adicionais durante a gravação, como adicionar gravação de som do microfone e sons do computador.

Existem várias maneiras de gravar mídia de streaming no seu PC. As soluções acima apresentam as melhores soluções em termos de facilidade de uso, eficácia e fácil acessibilidade. Escolha uma solução de gravação adequada para você e siga as etapas descritas acima para gravar o streaming de vídeo.