Como tirar screenshots no Windows [5 métodos]

Como tirar screenshots no Windows [5 métodos]

14 de janeiro de 2022• Soluções comprovadas

Capturar uma imagem estática da tela do seu computador pode ajudá-lo a explicar um problema com o software que você está encontrando para o suporte técnico ou criar uma imagem engraçada que fará seus amigos nas mídias sociais rirem. As capturas de tela podem ser usadas para muitas finalidades diferentes, e criar uma imagem estática da tela de um Mac ou PC é um processo direto que leva apenas alguns segundos. Além do mais, salvando fotos de vídeos também é uma grande demanda.

Neste artigo, mostraremos cinco maneiras diferentes de criar capturas de tela no Windows 7,8 e 10 e o guiaremos por cada método passo a passo. Vamos começar.

Download seguro

Método 1: Usando o aplicativo Screen Sketch para fazer capturas de tela no Windows 10

A atualização mais recente do Windows traz o aplicativo Screen Sketch, que estava disponível anteriormente com o utilitário Windows Ink. Os proprietários de PC que possuem a versão 17661 do Windows 10 instalada em seus computadores podem usar o aplicativo para criar capturas de tela, desenhar na tela ou recortar as capturas de tela que produzem com o Screen Sketch. O aplicativo também permite compartilhar as imagens da área de transferência e substitui todos os outros métodos de captura de tela na compilação 17661 do Windows 10. Veja como você pode criar capturas de tela com este aplicativo.

Passo 1.Tirando uma captura de tela com o Screen Sketch

Você pode clicar duas vezes no ícone da área de trabalho do aplicativo ou iniciá-lo no menu Iniciar do Windows. Quando o aplicativo for aberto, você poderá ver todas as ferramentas de software em sua janela principal. Clique no ícone New Snipping, na faixa de opções do Screen Sketch, e prossiga para designar a área da tela que você deseja capturar.

Esboço de tela do Windows

O atalho de teclado Windows Key + Shift + S também pode ser usado para ativar os recursos de captura de tela do Screen Sketch. O recurso Novo Recorte lhe dará acesso aos ícones de Forma Livre e Tela Cheia, e você pode selecioná-los clicando em seus ícones na parte superior da tela.

Esboço de tela do Windows

A opção Free Form permite que você crie uma captura de tela em qualquer formato que desejar, enquanto o recurso Full-Screen captura automaticamente a tela inteira. A imagem que você criar será salva em seu disco rígido e, se quiser editá-la, terá que importar o arquivo para o Screen Sketch.

Passo 2.Editando a captura de tela

Depois de fazer uma captura de tela, você receberá uma notificação no Windows Action Center, clique na notificação e clique na captura de tela para abri-la no aplicativo Screen Sketch.

Esboço de tela do Windows

Você pode adicionar anotações às capturas de tela clicando nos ícones de caneta marcadora, lápis ou marca-texto. A ferramenta Régua pode ajudá-lo a desenhar linhas retas e curvas, enquanto as ferramentas Borracha e Cortar devem ser usadas para remover todos os elementos indesejados em suas capturas de tela.

Esboço de tela do Windows

Etapa 3.Salvando e exportando capturas de tela

Clique no ícone Salvar, na barra de ferramentas do aplicativo, e selecione o destino onde o arquivo será armazenado. Você também pode copiar a captura de tela para a área de transferência, clicando no ícone localizado ao lado da opção Salvar.

Esboço de tela do Windows

O recurso Compartilhar permite que você publique a foto nas mídias sociais ou a envie por e-mail. Os proprietários de PC que não possuem a atualização mais recente do Windows podem usar a Ferramenta de Recorte ou algum outro método de criação de uma captura de tela.

Método 2: Capturando capturas de tela com atalhos de teclado na barra de jogos

Todas as versões do Windows 10 apresentam o aplicativo Xbox que oferece suporte a DVR e permite que seus usuários capturem jogabilidade ao vivo ou tirem capturas de tela de jogos compatíveis com o sistema operacional Windows 10. Abra o aplicativo Xbox e vá até o menu Configurações e clique na opção Game DVR. Certifique-se de que o recurso Fazer capturas de tela usando o DVR de jogos esteja ativado e pressione as teclas Windows + G para abrir a Barra de jogos. O aplicativo também permite que você personalize seu próprio atalho de teclado se quiser alterar o padrão.

Captura de tela da barra de jogos do Windows

Selecione a opção 'Sim, este é um jogo' se uma caixa de diálogo aparecer na tela e clique no ícone Câmera ou segure as teclas Windows, Alt e PrintScreen para fazer uma captura de tela. Uma notificação de captura de tela salva aparecerá na tela e você deve clicar para acessar a foto que acabou de tirar usando o aplicativo Xbox. O arquivo será exibido no menu Game DVR> Neste PC. A Barra de Jogo salva screenshots no.png'center'> Ferramenta de recorte do Windows

Método 3: Usando a Ferramenta de Recorte para Tirar Capturas de Tela Flexíveis

Este aplicativo popular para fazer capturas de tela foi fornecido com todas as versões do sistema operacional Windows desde que o Windows Vista foi lançado em 2006, o que significa que os proprietários de PC que possuem o Windows 7,8 ou 10 instalado em seu dispositivo podem usá-lo para fazer capturas de tela. Por quase uma década, a Snipping Tool ofereceu o mesmo conjunto de ferramentas, mas recentemente a opção Delay, que permite selecionar quanto tempo o software deve esperar antes de fazer a captura de tela, foi adicionada à lista de recursos do aplicativo.

Ferramenta de recorte do Windows

No entanto, essa opção está disponível apenas na versão do aplicativo para Windows 10 e é uma grande melhoria, pois permite incluir o cursor do mouse e menus suspensos em suas capturas de tela.

Etapa 1: tirar uma captura de tela com a ferramenta de recorte

Você pode iniciar o aplicativo no menu Iniciar ou digitando seu nome no botão de pesquisa. Quando a janela da Ferramenta de Recorte aparecer na tela, você pode clicar no menu suspenso Novo e escolher entre as opções de recorte Forma Livre, Retangular, Janela e Tela Cheia. Basta clicar na opção que melhor atende às suas demandas.

Depois, você pode simplesmente segurar o botão esquerdo do mouse e arrastar o mouse para selecionar a parte da tela que deseja capturar. Quando estiver pronto para tirar o instantâneo, solte a tecla do mouse e aguarde o aplicativo exibir a imagem.

Etapa 2: anotando e salvando as capturas de tela

Depois de fazer a captura de tela, você pode usar os recursos Caneta e Marcador para adicionar anotações, enquanto a ferramenta Borracha permitirá que você corrija facilmente todos os erros cometidos durante esse processo.

O aplicativo permite que você salve a captura de tela em.png'center'>

Encontre o momento no vídeo que você deseja capturar e selecione a opção Captura de tela no menu do aplicativo Vídeo. A captura de tela será criada automaticamente e, posteriormente, você deverá abrir o aplicativo Mail se desejar enviá-la. Digite o endereço de e-mail e clique no botão Enviar para concluir o processo.

O Share Charm oferece uma maneira rápida e fácil de fazer capturas de tela, mas não possui as ferramentas para editar as imagens que você cria. No entanto, ele ainda oferece opções de compartilhamento poderosas que permitem enviar capturas de tela e outros arquivos de mídia sem ter que investir muito tempo.

Método 5: Faça capturas de tela rápidas com a tela de impressão

Quase todos os desktops e laptops têm um botão PrintScreen em seus teclados, mas o processo de captura de tela pode variar dependendo do modelo que você possui. Ao criar uma captura de tela em um laptop, você deve pressionar a tecla Function (Fn) com o botão Print Screen, geralmente rotulado como PrtScn ou PrntScrn. Todas as capturas de tela que você fizer serão salvas na subpasta Capturas de tela localizada na pasta Imagens em Este PC. Além disso, você pode capturar a tela inteira ou apenas uma parte dela e copiar ou salvar a captura de tela usando este atalho de teclado.

Salvando uma captura de tela como um arquivo

Os proprietários de PCs de mesa podem pressionar o botão Windows e PrintScreen para fazer e salvar uma captura de tela. Se você estiver tentando usar o método de capturar e salvar uma captura de tela em um laptop, mantenha pressionadas as teclas Windows Control e PrtScn ou as teclas Windows, Function e PrtScrn, dependendo do modelo que estiver usando. Verifique o manual do computador para descobrir qual atalho de teclado funciona no seu laptop e vá para a pasta Capturas de tela se quiser editar a imagem ou enviá-la online.

Tirar uma captura de tela sem salvá-la em um disco rígido

Pressionar o botão PrtScn em um computador desktop copiará a captura de tela da tela para a área de transferência. Abra um software de edição de fotos ou um processador de texto e vá para o menu Editar e selecione a opção Colar. O atalho Ctrl+V também pode ser usado para colar a captura de tela em um documento ou em qualquer outro software que suporte arquivos de imagem.

Os proprietários de laptops terão que usar a combinação de teclas Alt, Fn, PrtScn para copiar as capturas de tela para a área de transferência. O restante desse processo é idêntico em PCs desktop e laptop.

Tirando um Snapshot de uma única janela

Certifique-se de que a janela que você deseja capturar esteja selecionada e, em seguida, mantenha pressionados os botões Alt e PrtScn ao mesmo tempo. Esta ação copiará a captura de tela para a área de transferência para que você possa colar em seu editor de fotos favorito. Segurar as teclas Alt, Fn e PrtScn permitirá que você tire um instantâneo de uma janela na maioria dos laptops.

Escolhendo a Região da Tela que Deseja Capturar;

Escolher qual área da tela você incluirá em sua captura de tela só é possível na Atualização do Criador do Windows 10. Depois de pressionar as teclas Windows, Shift e S, sua tela ficará cinza e você pode simplesmente clicar com o botão esquerdo e arrastar o cursor do mouse para designar a região da tela que deseja capturar. Quando estiver pronto, solte o botão esquerdo do mouse e a captura de tela será copiada para a área de transferência. Abra um documento ou software e cole a captura de tela que você criou usando as teclas Ctrl+V.

Bônus: Como tirar screenshots em um tablet Windows

Todos os tablets oferecem várias maneiras de capturar capturas de tela sem esforço. A maneira mais rápida e fácil de fazer isso é usar as teclas de hardware do tablet, pois outros métodos de captura de tela em tablets podem exigir que você invista mais tempo e esforço. Basta segurar os botões Windows e Diminuir volume e o dispositivo fará uma captura de tela que será salva na pasta Capturas de tela, localizada na biblioteca de Imagens. Se você deseja editar a captura de tela que criou em seu tablet, pode usar um aplicativo de edição de fotos que permite cortar a imagem ou anotar a captura de tela.

Conclusão

Fazer capturas de tela no Windows 7,8 ou 10 é um processo divertido que não exige que você seja um geek de tecnologia. Cada método de criação de capturas de tela que descrevemos neste artigo é igualmente eficaz, para que qualquer pessoa possa escolher o que achar mais conveniente. Usar Screen Sketch ou Snipping Tool é a melhor opção para proprietários de PC que desejam adicionar anotações às suas capturas de tela, enquanto o método do botão PrtScrn é de longe a maneira mais rápida de criar uma imagem estática de uma tela de computador.

Deixe um comentário e deixe-nos saber qual é o seu método favorito de tirar screenshots em PCs.