Como usar uma câmera DSLR como uma webcam

Como usar uma câmera DSLR como uma webcam

14 de janeiro de 2022• Soluções comprovadas

Fazer uma chamada de vídeo a partir de um computador ou criar um tutorial em vídeo sobre um determinado tópico tornou-se possível nas últimas décadas por webcams que podem gravar imagens de alta qualidade. Esses tipos de câmeras são notavelmente fáceis de usar, mas também carecem de algumas opções importantes que são comumente apresentadas em câmeras DSLR profissionais.

As lentes das webcams não permitem que o usuário defina o foco manualmente ou tenha qualquer controle sobre os valores de exposição e abertura. Câmeras digitais de transmissão ao vivo com lentes intercambiáveis ​​fornecem ao produtor do vídeo da webcam controle total sobre o processo de gravação de vídeo. Neste artigo, mostraremos algumas maneiras diferentes de usar uma câmera DSLR para a produção de um vídeo de webcam.

Download seguro

5 maneiras de transformar sua câmera DSLR em uma webcam

Algum DSLR modelos não podem ser usados ​​como webcams, por isso é importante verificar se sua câmera oferece essa opção. Muitas câmeras Canon ou Nikon têm esse recurso, e algumas delas até têm seu próprio software de webcam. Instale o software e os drivers fornecidos com a câmera antes de tentar qualquer um dos métodos abaixo.

1. Transforme uma câmera DSLR em uma webcam de PC com SparkoCam

Você pode iniciar o processo de transformar uma DSLR em uma webcam baixando e instalando SparkoCam software em seu PC. Seu computador precisará ter 4 GB de RAM, processador Intel Pentium a 2 GHz e DirectX 9.0c para que o software funcione corretamente.

canon-as-webcam.jpg

Inicie o software após a conclusão da instalação e conecte a câmera ao computador usando um cabo USB. O SparkoCam detectará automaticamente a DSLR e você poderá ajustar as configurações de gravação de vídeo acessando a guia Dispositivo na janela principal do software. Você poderá alterar todos os recursos padrão da câmera, como ISO, Equilíbrio de branco ou Exposição. Certifique-se de que o foco esteja definido corretamente, pois se não estiver, seu vídeo pode ficar desfocado. As guias de Efeitos hospedam uma ampla variedade de máscaras e sobreposições de imagem diferentes, que podem ajudá-lo a criar um vídeo divertido.

dslr-camera-in-skype.jpg

Inicie o Skype ou qualquer outro software que você pretenda usar durante a sessão de gravação de vídeo da webcam. Se você estiver usando o Skype, vá ao menu Ferramentas e clique em Opções. Selecione a opção Configurações de vídeo na nova janela e escolha SparkoCam.

Todos os vídeos gravados com a versão gratuita deste software contêm uma marca d'água. A versão completa do SparkoCam custa $ 30. Observe que você não pode capturar o áudio do microfone integrado de algumas câmeras Canon e Nikon, portanto, pode ser necessário um microfone externo para ativar a voz.

2. Use o software Cam Twist para computadores Apple para transformar uma DSLR em uma webcam

Se você quiser utilizar uma DSLR como webcam em um computador Mac, primeiro precisará baixar dois programas diferentes que permitirão que você faça isso. O primeiro software é chamado Câmera ao vivo e pode ser baixado gratuitamente no GitHub, o segundo é Cam Twist , e também pode ser usado gratuitamente.

Depois de instalar esses dois produtos de software em seu computador, você deve iniciar o Cam Twist e ajustar as configurações de gravação de vídeo. Altere a resolução do vídeo para 1920 x 1280 pixels ou mais se sua câmera suportar resoluções mais altas e defina a taxa de quadros em 30 fps. Na próxima etapa, você deve reiniciar o Cam Twist e conectar a DSLR a um computador via HDMI ou cabo USB.

O Camera Live colocará seu DLSR no modo de gravação assim que você o abrir e iniciará o servidor Siphon. Vá até Cam Twist, localize o menu View e selecione a opção Main Window. Clique duas vezes na opção Siphon na nova janela, selecione a opção Live Server e inicie sua nova sessão de gravação de vídeo da webcam.

3. Conecte uma DSLR a um computador com conversor AJA U-TAP HDMI

Em vez de usar um software para transformar uma DSLR em uma webcam, experimente um dispositivo simples chamado AJA U-TAP que converte todos os sinais HDMI para USB 3.0. Você ainda precisará instalar uma ferramenta de gravação de webcam em seu computador. Este método de transformar uma câmera DSLR em uma webcam pode ser usado com os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux, embora você precise escolher um software diferente para cada sistema operacional.

aja-u-tap-hdmi-converter.jpg

Tanto o sinal de áudio quanto o de vídeo devem ser transferidos juntos através do HDMI, mas muitas câmeras, principalmente os modelos mais antigos, não oferecem essa opção. Para corrigir esse problema, você pode tentar usar algumas ferramentas poderosas de gravação de webcam que oferecem melhores opções de gravação de áudio.

O processo de configuração do conversor HDMI AJA U-TAP é bastante simples. Você deve primeiro conectar o Mini HDMI em sua câmera DSLR e depois conectá-lo ao conversor. Depois, você deve conectar o AJA U-TAP em um slot USB e iniciar o software de gravação da webcam de sua escolha. Selecione o conversor como a fonte primária de áudio e vídeo do software e comece a gravar o vídeo da webcam com uma câmera DSLR.

Esse método de transformar uma câmera digital em uma webcam é um pouco caro, pois o aparelho custa US$ 345 nos EUA.

4.Utilize sua câmera DSLR como uma webcam via CamLink

CamLink pode ajudá-lo a transformar qualquer DSLR com saída HDMI em uma webcam poderosa. O dispositivo funciona como um pendrive que possui um slot HDMI na parte traseira, que pode ser usado para conectar uma câmera ao dispositivo. CamLink é compatível com todos os computadores Mac e PC que possuem portas USB 3.0.

camlink-dslr-webcam.jpg

Configurar o CamLink é um processo rápido porque você só precisa conectá-lo a um slot USB e conectar uma câmera a ele com um cabo HDMI. Você pode usar o software de captura de jogos da Elgato ou qualquer outro software de gravação de webcam durante a sessão de gravação. Certifique-se de ajustar a taxa de quadros e as configurações de resolução de vídeo antes de apertar o botão de gravação.

Para obter os melhores resultados, a saída HDMI de uma câmera DSLR deve estar desprotegida e você terá que desligar todas as opções que possam interromper a gravação. Além disso, o processo de usar uma DSLR como webcam via CamLink pode esgotar a bateria da câmera e, por esse motivo, é aconselhável usar um adaptador CA ao executar uma longa sessão de gravação da webcam.

O CamLink pode ser adquirido por US$ 129, o que o torna uma opção acessível para quem deseja transformar sua câmera DSLR em uma webcam.

5. Use Kapchr para transformar uma câmera digital em uma webcam

Este é mais um dispositivo poderoso que permite conectar uma DSLR ou qualquer outro tipo de câmera digital a um computador Mac ou PC. Da mesma forma que CamLink, KapchrGenericName transforma uma DSLR em uma webcam, permitindo que você conecte a câmera ao dispositivo através do cabo HDMI. O Kapchr também possui uma entrada de áudio que pode ser usada para conectar um dispositivo de gravação de áudio externo, como um microfone ou um mixer com qualidade de 16 bits e 48 GHZ.

Basta conectar o cabo USB ao dispositivo e, em seguida, conectá-lo a um computador. Use o cabo HDMI para conectar a câmera ao Kapchr, bem como um conector de áudio se desejar gravar som de uma fonte externa. O Kapchr permite que seus usuários capturem vídeo a 350 Mb/s e não requer nenhuma ferramenta especial de gravação de vídeo na webcam. WireCast, OBS Studio ou Twitch são todos compatíveis com Kapchr e podem ser usados ​​de forma igualmente eficaz para criar vídeos de webcam.

Este equipamento pode estar fora da faixa de preço de um cinegrafista de webcam médio, mas por apenas US $ 249 é uma ótima opção para todos os profissionais que desejam produzir vídeos de webcam da mais alta qualidade.

Dicas para usar uma DSLR como webcam

As webcams simplesmente não têm a mesma capacidade que as DSLRs que podem produzir um vídeo de alta resolução com cores vivas e um nível de detalhe notável.

    Ajustando as configurações de gravação de vídeo manualmente

Controlar as configurações de exposição, abertura ou ISO em webcams não é realmente uma opção, enquanto ajustar esses valores em uma câmera DSLR é um processo fácil. Cada um desses recursos pode ser usado para aumentar a qualidade dos vídeos que você está produzindo.

    Resolução de vídeo mais alta

As câmeras DSLR permitem que seus usuários gravem vídeos em uma resolução muito maior do que as webcams e, como resultado, os vídeos capturados com uma DSLR têm níveis mais altos de detalhes e parecem mais agradáveis ​​visualmente.

    Melhores opções de gravação de som

Além de oferecer a possibilidade de conectar um microfone externo, as câmeras DSLR também possuem melhores microfones embutidos que produzem uma gravação de áudio nítida, ao contrário dos microfones que as webcams usam, que captam facilmente os ruídos de fundo.