Como usar o XSplit Broadcaster: Tutorial para iniciantes

Como usar o XSplit Broadcaster: Tutorial para iniciantes

Um grampo em serviços de streaming, especialmente para jogadores de vídeo, XSplit é um dos nomes mais reconhecidos na indústria. A grande maioria dos streamers decentes em serviços como o Twitch está usando o XSplit para gravar e mixar seus streams com grande efeito.

Embora o XSplit tenha sido projetado com a facilidade de uso em mente, streamers e emissoras de primeira viagem podem achar a interface intimidadora no início.

Aqui, passaremos por um breve tutorial do software para que você possa começar a transmitir imediatamente.

Como usar o transmissor XSplit

Usar o XSplit é extremamente simples. Tudo o que você realmente precisa saber é onde cada recurso está localizado. Depois disso, o streaming será uma brisa absoluta.

Seção 1: Adicionando fontes

Se você já usou um programa como o OBS, o XSplit parecerá intimamente familiar. Claro, os recém-chegados absolutos também não terão problemas em usá-lo.

No canto inferior esquerdo, procure um botão que diz Adicionar'. Clique nele e você verá um monte de opções diferentes. Duas coisas que você deve saber neste momento:

  • Fontes: De onde vem o vídeo e o áudio
  • Cenas: como elas são exibidas no formulário de transmissão

Com o botão adicionar, você poderá adicionar várias fontes diferentes a cada uma de suas telas (4 na versão gratuita). Para simplificar ainda mais, você pode gravar jogabilidade, vídeo de sua webcam, seu navegador, um filme em segundo plano e qualquer outra coisa que desejar.

Adicionando dispositivos: Sempre que você conectar um novo dispositivo ao seu computador (como uma nova câmera de vídeo), o XSplit o detectará automaticamente para que você possa adicioná-lo às suas fontes

Adicionando uma captura de tela: Basta selecionar a opção Captura de tela e clicar em qualquer janela da tela ou até mesmo em toda a área de trabalho. O XSplit também é brilhante no redimensionamento e na remontagem de janelas.

Adicionando uma captura de jogo: Selecione a opção apropriada e escolha qualquer jogo que o XSplit detectou.

Texto: Adicione texto para destacar algo ou crie um efeito legal apenas clicando nessa opção. Você poderá escolher entre muitas opções diferentes para criar texto personalizado.

Arquivo de mídia: Útil quando você deseja adicionar uma marca d'água, logotipo, imagem de fundo ou algo semelhante.

Lembre-se, você pode mover as coisas como quiser ou clicar nos botões de seta para um reposicionamento simples.

Seção 2: Ajustando as configurações

Para alterar a maioria das configurações do aplicativo, clique no menu Ferramentas na barra de ferramentas e selecione a opção Configurações gerais.

Há duas coisas principais que você vai querer configurar imediatamente:

Teclas de atalho: Certifique-se de configurá-los antes de começar a gravar, pois clicar nos botões manualmente será estranho. Além disso, certifique-se de configurar teclas de atalho que não sejam usadas por outros programas ou pelo jogo que você jogará.

Áudio: Certifique-se de que essas configurações estejam todas boas. As configurações padrão do XSplit geralmente são boas, mas você pode ter que ajustá-las, dependendo do seu sistema. O áudio é quase tão importante quanto o vídeo em muitos casos, então você não quer pular isso.

Fora deste menu, no canto superior direito do Xsplit, você também poderá ajustar as opções de resolução, embora sejam limitadas na versão gratuita a 720p@30FPS.

Seção 3: iniciar a gravação ou transmissão ao vivo

O XSplit oferece a opção de salvar suas gravações ou transmitir ao vivo. Veja como fazer os dois.

Para iniciar a gravação:

Depois de selecionar todas as fontes e configurar as várias cenas, basta pressionar a tecla de atalho configurada anteriormente para iniciar a gravação. Se você pulou essa etapa, basta clicar no menu Saídas e selecionar a opção Gravação local.

Para iniciar a transmissão ao vivo:

O XSplit é integrado diretamente com vários serviços:

  • Contração muscular
  • YouTube ao vivo
  • Facebook ao vivo
  • Misturador
  • ustream
  • Movimento diário
  • FC2 ao vivo
  • Streams personalizados

Dependendo da opção escolhida, você será solicitado a inserir suas credenciais junto com informações opcionais, como descrições, tags e assim por diante.

Como mencionado anteriormente, você estará limitado a 720p@30FPS na versão gratuita, portanto, lembre-se disso se estiver planejando fazer streaming de um jogo.

Alternativa recomendada – Wondershare DemoCreator

Embora o XSplit seja ótimo, não é a única opção no mercado. O Wondershare DemoCreator gratuito é destinado a iniciantes e permite que você capture facilmente vídeos de duas fontes diferentes sem muito barulho.

Se você preferir não ter um monte de configurações e opções de configuração diferentes para lidar, DemoCreator pode ser uma alternativa muito viável, principalmente para aqueles que não usariam recursos mais avançados de qualquer maneira.

Principais recursos do DemoCreator:

  • Interface de usuário simples e intuitiva.
  • Suporta todos os formatos de arquivo populares.
  • Você pode usar todos os recursos da versão de avaliação gratuita.
  • Suporta poderoso kit de ferramentas de edição de vídeo, você pode editar a tela gravada diretamente.

Seja gravador de tela para Mac ou Windows, a interface do Wondershare DemoCreator é fácil de entender e você pode iniciar o processo com apenas um clique. Muitos desses recursos atraentes e simples tornam o DemoCreator um dos melhores softwares para tornar sua jornada de gravação e edição agradável, confortável e vale a pena tentar.