Dicas para fotografia macro e close-up do iPhone

Dicas para fotografia macro e close-up do iPhone

14 de janeiro de 2022• Soluções comprovadas

Com vidas ocupadas e agendas agitadas, pode ser fácil perder os pequenos, mas importantes detalhes. Às vezes, a menor das coisas pode ser tão inspiradora quanto a maior, mas quando foi a última vez que você parou e realmente olhou o que está ao redor? Do menor inseto aos padrões de uma folha, começar a ver as coisas com olhos diferentes pode dar um novo giro ao mundo ao nosso redor.

Fonte da imagem: Revista Impressionante

A fotografia macro e close-up é uma ótima maneira de começar a apreciar as pequenas coisas da vida, e você também não precisa de uma câmera sofisticada para se envolver. Armado com nada mais do que seu iPhone padrão, você pode começar a aproveitar a diversão da fotografia macro hoje. Aqui está o que você precisa saber.

Você pode gostar: Como tirar fotos subaquáticas com seu iPhone 7

Você pode gostar: Redimensionando uma foto sem perder qualidade

Seção 1.O que é close-up e macro fotografia?

A fotografia de close-up e a macrofotografia tratam de fotografar coisas de uma maneira que as faça parecer maiores do que na vida real. Ele nos permite olhar em detalhes para as coisas ao nosso redor e pode ser uma maneira emocionante e dramática de capturar imagens. Mas há diferença entre close-up e macro em termos de fotografia?

Existe, portanto, se você deseja se familiarizar com esse tipo de fotografia, precisa entender que:

    Fotografia de pertoé colocar a câmera do seu iPhone fisicamente perto do objeto que você está fotografando, mas sem usar periféricos ou aplicativos especiais. Fotografia macrousa a tecnologia para realmente aumentar o tamanho da imagem para permitir uma foto em close-up sem precisar estar tão perto fisicamente.

Com o seu iPhone, fotografia macro e close-up são possíveis e podem trazer ótimos resultados se você souber o que está fazendo. No entanto, para o toque realmente profissional, um investimento em uma lente macro ou aplicativo especializado certamente aumentará suas habilidades fotográficas.

Seção 2.Dicas de fotografia macro do iPhone

Tirar ótimas fotos no modo macro nem sempre é tão fácil quanto parece. Usuários iniciantes podem ficar frustrados quando as imagens ficam escuras, borradas ou fora de foco. Aqui estão algumas dicas importantes para obter a fotografia macro do seu iPhone da maneira certa e começar a criar uma coleção de lindas imagens em close.

Dica1.Encontre sua luz

Fotografar na faixa macro requer iluminação decente, então considere quando e como você está posicionando suas imagens. O início da manhã e o meio da tarde são ótimos momentos do dia para planejar uma sessão, pois a luz suave e natural é ideal para fotografia macro. Tirar fotos sob o sol escaldante do meio-dia pode causar superexposição, e seu iPhone também pode ter dificuldades para se concentrar.

Fonte da imagem: Urdu-Mag.com

Se você quiser tirar algumas imagens macro sob luz solar intensa, tente posicionar sua sombra para criar uma iluminação mais indireta do assunto. Você também pode mover sua própria orientação para que o sol brilhe na sua foto, e não atrás dela.

dica2.Foco é a chave

Com qualquer foto, o foco é crucial para um resultado incrível. Mas quando você está criando imagens macro, isso se torna ainda mais crítico para o sucesso de sua fotografia. Tente usar a configuração de foco manual para ter mais controle sobre seu ponto de foco e trabalhe para ajustar suas habilidades para criar a imagem perfeita.

Fonte da imagem: PicMonkey

Se você não estiver pronto para ser totalmente manual, tente usar o recurso de bloqueio do iPhone para travar o foco no lugar e evitar que a foto seja arruinada por uma pequena oscilação de sua parte. Para usar isso, basta tocar e segurar a tela na parte da imagem que você deseja focar e você verá o AE/EF Lock aparecer na parte inferior. Isso significa que o foco e a iluminação são fixos até que você toque em outro lugar na tela para liberá-lo.

dica3.Mantenha-se firme

Ficar parado ao tirar uma foto macro é absolutamente vital. Com sua imagem já ampliada, quaisquer oscilações ou trepidações causarão desfoque ou perda de foco e estragarão sua imagem. A longo prazo, você pode querer investir em um tripé para estabilizar o telefone, mas se você está apenas começando, pode não estar interessado ainda.

Se você não possui um tripé, pode usar um objeto estacionário próximo, como uma parede, pedra ou portão. Você também pode trazer um pufe com você, pois eles permitem que você se aproxime confortavelmente do seu assunto, enquanto também apoia e estabiliza seu telefone para a foto.

Dica4.Não chegue muito perto

Segure o dedo perto do rosto e você descobrirá que, a uma certa distância, não poderá mais focar nele. O mesmo princípio é válido para a fotografia macro do iPhone; se você chegar muito perto, sua imagem começará a desfocar. Mas quão perto é perto demais?

Diferentes iterações do iPhone têm lentes ligeiramente diferentes, portanto, haverá um pouco de tentativa e erro para encontrar a distância perfeita para o seu modelo. Em algum lugar na faixa de duas a quatro polegadas tende a ser sobre o limite e é mais do que perto o suficiente para permitir que você tire algumas fotos impressionantes em close-up.

Dica 5.Seja simples

Quando você está fotografando imagens macro com seu iPhone, a intenção é deixar o fundo um pouco desfocado, com apenas os objetos na frente da imagem em foco. Você pode pensar que isso significa que não importa o que está realmente no fundo, mas na realidade, um fundo cheio de cores misturadas ainda pode servir para estragar sua imagem.

Fonte da imagem: GCFLearnFree

Coloque o assunto no centro do palco, posicionando sua composição para dar o fundo menos confuso possível. Use o céu, se puder, ou experimente fundos texturizados, como uma parede ou cerca. Pense em quão longe o seu assunto está do fundo, pois quanto mais longe o fundo estiver, mais desfocado ele ficará e maior será o contraste do foco em seu assunto.

Dica 6.Composição

Se você pesquisou sobre fotografia em geral, já deve ter ouvido falar da ‘regra dos terços’. Essa regra é super simples de aplicar ao usar um iPhone e é tão relevante na fotografia macro quanto ao fotografar paisagens ou qualquer outra composição.

Fonte da imagem: SmashingHub

A regra afirma que se a imagem for dividida em terços horizontal e verticalmente, os objetos mais importantes da imagem devem ser colocados nos pontos onde as linhas se cruzam. Isso é fácil no iPhone, pois você pode ativar as linhas de grade e ver instantaneamente onde colocar o assunto nas fotos. Ao fotografar imagens macro, coloque seu ponto focal em uma das interseções para dar à sua foto um toque profissional.

dica 7.Experimente diferentes ângulos

A fotografia macro do iPhone tem tudo a ver com olhar o mundo de uma maneira diferente. Para realmente acentuar essa qualidade em seu trabalho, por que não tentar fotografar de uma perspectiva diferente? Abaixe-se muito e fotografe seu assunto de baixo, com o céu como pano de fundo, ou tire diretamente de cima para adicionar drama às suas imagens.

Fonte da imagem: Flickr

Procure cores interessantes e brinque com a luz. Deixe a luz do sol passar pelas folhas da planta ou encontre uma poça e brinque com os reflexos. Alinhe-se com uma paisagem urbana ou rural e coloque o assunto pendurado em primeiro plano. Divirta-se com os ângulos e descubra novas formas de olhar para o seu entorno.

Tipo8.Truque de gota d'água

Se você ainda não investiu em uma lente macro para o seu iPhone, a água pode ser sua amiga, adicionando um novo nível de ampliação à sua imagem. Uma pequena gota de água é uma lupa poderosa e aplicá-la cuidadosamente à lente do seu iPhone pode tornar a fotografia em close-up ainda melhor.

Uma gota maior que está quase pronta para cair dará uma ampliação magnífica, mas você terá que ter uma mão firme e um dedo do obturador rápido para aproveitar o resultado. A aplicação de uma gota enorme dará um resultado dramático, suavemente desfocado nas bordas e nítido em foco no centro.

Tenha cuidado para não encharcar o seu iPhone enquanto estiver jogando com este truque!

dica9.Use uma lente macro

Se você leva a sério a obtenção de uma incrível fotografia macro do iPhone, as melhores fotos só são possíveis com uma lente macro projetada especificamente. Lentes simples e de encaixe elevarão os resultados a novos patamares, permitindo que você tire fotos imaculadamente detalhadas e super close-up que parecem ter sido feitas em uma câmera profissional cara.

Existem várias lentes macro para iPhone por aí que farão um ótimo trabalho e não custarão necessariamente a terra. O Olloclip e Photojojo custam menos de US$ 100 e permitem que você adicione o toque profissional a cada fotografia que você configurar. Eles são leves, fáceis de encaixar e valem o investimento para o fotógrafo de close-up.

Conclusão

Se você está cansado das mesmas fotos antigas e quer tentar algo diferente, mergulhar no mundo da fotografia macro com seu iPhone pode lhe dar uma nova vida. Quer você mergulhe direto com a compra de uma lente de encaixe ou simplesmente comece a observar os pequenos detalhes em tudo ao seu redor, a fotografia em close é divertida e fácil de entrar para todos os usuários do iPhone.

Explore, experimente e pratique, e em breve você encontrará seu próprio estilo e será a inveja de todos os seus seguidores.