Melhores configurações de OBS para streaming

Melhores configurações de OBS para streaming

Open Broadcaster Software ou amplamente conhecido como OBS é um nome popular no mundo do entretenimento. Isso é usado para gravar e transmitir conteúdo diferente para plataformas de streaming e aplicativos de mídia social, como Twitch, YouTube, Facebook e muitos outros. Este software é gratuito para download e uso. Além disso, a disponibilidade de código aberto torna muito confortável para os programadores redefini-lo de acordo com suas preferências. Quando você tenta usar este software pela primeira vez, provavelmente pode ficar confuso com todas as configurações, opções e recursos. Então, quais são as melhores configurações de OBS para streaming?

Bem, o software é fornecido com todas as configurações para otimizar o desempenho de acordo com sua necessidade e uso. Existem muitos usuários que usam o OBS para fins de streaming e precisam de um bom conhecimento desse software para configurá-lo para uma experiência tranquila no streaming. Aqui, estamos discutindo algumas das melhores configurações de fluxo do OBS, que podem ser úteis para entender a função do software para um streaming brilhante.

Algumas das melhores configurações de OBS para streaming de laptop

Embora existam muitas das melhores configurações de áudio OBS para streaming disponíveis para diferentes plataformas com configurações predefinidas, você pode alterá-las de acordo com suas necessidades. Além disso, isso resultará na melhor versão de qualidade de streaming e você terá um impacto melhor em qualquer plataforma. Para fazer isso, a seguir estão algumas das configurações que você precisa atender para obter a melhor experiência de streaming.

Configurações Gerais

Depois de terminar com uma conexão de internet estável, você pode ajustar diferentes alterações nas configurações. Diferentes seções podem ser configuradas dentro do menu de configurações do OBS para obter a melhor qualidade de transmissão. As ferramentas mais importantes estão disponíveis na guia Saída e nesta seção; você pode configurar tanto o áudio quanto o vídeo.

obs configurações gerais

  • Para ajustar as configurações, abra o software OBS, vá para a guia Configurações e, a partir daí, clique na opção 'Avançado'.
  • Este modo lhe dará a capacidade de monitorar de perto os diferentes aspectos de streaming do seu vídeo, bem como o áudio em um nível mais preciso.
  • Agora clique na opção que diz 'streaming' e, em seguida, defina a faixa de áudio para '1' na guia de áudio.

Áudio

A última etapa da seção anterior terá um grande efeito na qualidade do áudio que está sendo transmitido em qualquer aplicativo. A sincronização correta entre o vídeo e o áudio é muito importante porque o áudio limpo atrairá mais atenção quase instantaneamente. Portanto, acertar na qualidade do áudio é essencial se você deseja o melhor envolvimento em qualquer fluxo. No software OBS, geralmente há duas taxas de amostragem para áudio disponíveis dentro das configurações do streaming de áudio que são 44,1 kHz e 48 kHz.

obs configurações de áudio

Portanto, sempre que você estiver tentando configurar essas configurações de streaming, selecione 48kHz e, em seguida, marque a opção 'estéreo' para o canal. Ao abrir a guia 'Dispositivos de áudio globais', você pode escolher entre as diferentes fontes de áudio que usará na transmissão. De acordo com as configurações do seu sistema, você pode escolher uma única entrada de som ou até mesmo misturar diferentes fontes.

Vídeo

A aba de vídeo é outra seção interessante do OBS onde você pode selecionar a resolução do vídeo que vai transmitir ou transmitir. Isso também possui recursos para selecionar a taxa de quadros e você também pode redimensionar o vídeo, se desejar. A resolução predefinida (Canvas) é uma resolução de tela básica que é adequada para qualquer tela do PC ou qualquer streaming de jogo. Você precisará selecionar o valor da resolução base dependendo da atividade que estiver realizando.

Por exemplo, se você estiver jogando um jogo com resoluções de 1920*1080, terá que alterar a resolução base para a mesma. Da mesma forma, para qualquer jogo com resolução de 1280*720, você terá que alterar o valor de resolução de tela base. A resolução em escala, que é a resolução de saída da transmissão ao vivo, também pode ser selecionada nesta mesma seção. Portanto, quando você deseja selecionar a qualidade do streaming de saída para 720p, deve defini-la para 1280*720.

Da mesma forma, se você quiser uma transmissão ou transmissão ao vivo com qualidade 1080p, terá que selecionar a resolução dimensionada para 1920*1080. Há também outra ferramenta que é conhecida como filtro de redução de escala que ajuda a decidir a resolução para a qual você deseja reduzir quando deseja reduzir o tamanho de qualquer vídeo de uma resolução mais alta para uma resolução mais baixa. 'Lanczos' é uma ferramenta que o ajudará a obter vídeos claros e nítidos. Ele apenas usa mais energia da CPU, que pode ser otimizada apenas em PCs de última geração.

Portanto, se você estiver usando um PC de baixo custo, poderá usar o 'Bicubic' e a qualidade do vídeo para downscaling será satisfatória. Depois disso, você pode selecionar o FPS para o que deseja transmitir e fechar as configurações. Recomendamos selecionar uma configuração de 60 FPS para streaming otimizado com ótima qualidade. Junto com esses fatores, como controle de taxa, largura de banda, taxa de bits, etc., estão alguns dos principais aspectos de qualquer fluxo de vídeo. Vamos examiná-los um por um e, em seguida, discutiremos a melhor configuração para diferentes codificadores.

Codificadores

Dependendo do tipo e eficiência do hardware que você está usando, a codificação do hardware afetará o streaming de vídeo. Na maioria dos sistemas, a codificação de hardware NVENC ou Quick Sync é usada, o que ajudará na redução do uso da CPU. Se você tiver NVIDIA 10, 20 ou 30 em seu sistema, então você deve usar o codificador de versão NVIDIA NVENC H.264 que o ajudará a codificar diretamente em suas placas gráficas.

Além disso, se você é um jogador e planeja transmitir um jogo com uso intensivo de CPU, isso ajudará a reduzir a carga de streaming. Além disso, o codificador também não é afetado pelo desempenho da GPU, o que permite ao usuário realizar várias tarefas e lidar com diferentes seções do fluxo. Se você não tiver esta placa em seu PC, poderá usar o codificador x264 que o ajudará a transmitir com ótima qualidade.

Controle de taxa

Um dos principais fatores que decidem a consistência da taxa de bits, assim como de todo o vídeo, é o controle da taxa. CBR ou também conhecido como taxa de bits constante, é um dos métodos mais comuns usados ​​para alterar a qualidade da transmissão. No entanto, sempre que você selecionar uma taxa de bits maior, exigirá mais largura de banda da Internet. Assim, você deve ter um sistema com alta velocidade de internet.

Se sua conexão com a Internet não for rápida o suficiente, você poderá escolher a taxa de bits variável ou VBR se a plataforma em que estiver transmitindo suportar as configurações de VBR.

Taxa de bits

A primeira coisa que você pode considerar manipular é o tipo de conexão que você tem com seu sistema para streaming. Uma melhor conexão com a Internet sempre proporcionará uma melhor qualidade do vídeo, e é por isso que você deve optar por uma conexão Ethernet para o computador ou dispositivo de streaming. Agora, a qualidade do vídeo e o FPS também afetam a necessidade de diferentes velocidades de internet.

Além disso, variar a taxa de bits se você tiver uma velocidade de interesse limitada é outra solução para aumentar a qualidade dos vídeos em streaming. A taxa de bits é determinada por vários fatores, como a resolução do vídeo, a taxa de quadros do vídeo, bem como a largura de banda na qual o descarregamento é possível. Alguns dos principais pontos que você deve ter em mente são:

  • Sempre use a velocidade de 1.500 a 4.000 kbps ao transmitir em 30 fps com qualidade de 720p em qualquer plataforma.
  • Para 60 fps na qualidade 720p, você precisará aumentar o valor da velocidade da Internet na faixa de 2500-5000 kbps.
  • Para vídeos em 1080p, quando você está transmitindo a 30 fps, uma velocidade de internet de 3000-6000 kbps é obrigatória, enquanto para 60 fps na mesma qualidade; o sistema deve ter uma conexão ativa de 4500-9000 kbps.
  • Os usuários devem observar que para streaming no Twitch, você pode ir até apenas 6500 kbps que é seu valor atual e, acima disso, afetará a qualidade do vídeo.

Intervalo de quadro-chave

Outro fator que controla a qualidade de qualquer vídeo é o intervalo do quadro-chave, e se você estiver transmitindo em qualquer plataforma, deve manter seu valor em 2 nas configurações do OBS. O que isso significa é que o vídeo que você está enviando ou transmitindo será renderizado a cada quadro a cada 2 segundos, proporcionando melhor qualidade de transmissão.

Predefinição de uso da CPU

Muitos usuários não conhecem esse recurso no OBS que podem definir a predefinição de uso da CPU de acordo com sua necessidade. Mas isso só pode ser usado nos casos em que o usuário está tentando codificar em x264 para codificação. O que isso faz é definir o limite para o poder da CPU que você deseja usar para renderizar qualquer vídeo na transmissão ao vivo ou transmissão.

Portanto, quanto mais lento for o uso da CPU, melhor será a qualidade do vídeo. Mas no lado negativo, isso fará com que a CPU funcione mais. Portanto, é recomendável usar a predefinição de uso da CPU como 'Muito rápido' para obter uma eficiência ideal.

Perfil

Para uso geral em qualquer transmissão ao vivo, você pode definir o perfil como 'Principal'. Ou então você pode definir o AVC diferente que o ajudará a otimizar a transmissão de várias maneiras. Mas é preferível que você não o altere, a menos que precise alterar toda a configuração do sistema.

Depois de fazer essas alterações nas configurações padrão dentro das configurações do OBS, você verá um aprimoramento na qualidade do fluxo. Um resumo dessas configurações, juntamente com as etapas para diferentes codificadores, está listado abaixo:

Se você estiver usando o NVIDIA NVENC H.264 codificador em seu computador, então você pode definir as configurações no OBS para os seguintes padrões:

  • Mantenha a conexão com a internet em até 6500 kbps se estiver usando um twitch ou então altere de acordo com a qualidade do streaming em qualquer outro aplicativo.
  • Defina a taxa CBR como o controle de taxa junto com o intervalo de quadro-chave de 2 e defina o perfil como alto.
  • Agora marque a opção que diz 'Look-ahead' junto com o 'Psycho visual tuning'.
  • Em seguida, defina o 'Preset' para a qualidade máxima se você tiver uma GPU da série 20 ou envie-a para uma qualidade superior se o seu sistema tiver uma GPU da série 10. Agora, depois de terminar com isso, defina o 'Max B-Frames' para o valor '2'.
  • Agora você também verá uma opção 'GPU'. Você precisará definir seu valor como 0 se estiver usando apenas 1 GPU. Caso contrário, você pode ajustar seu valor de acordo com o número de GPUs que está usando.

Se você estiver usando o codificador x264 , apenas algumas alterações serão feitas além das configurações acima. Esses são:

  • Defina as configurações de taxa de bits e controle de taxa com o intervalo de quadro-chave como o codificador anterior.
  • Após esse conjunto, o uso da CPU é predefinido para 'Rápido a muito rápido' se você estiver transmitindo jogos de alto movimento. Caso contrário, escolha a opção 'média' para jogos que não envolvem uso pesado da CPU.
  • Em seguida, selecione o perfil para alto e corrija a melodia para 'Nenhum'.

Conclusão

O artigo discutiu algumas das configurações de streaming mais importantes e mais usadas para o software OBS. Você pode segui-los para obter uma ótima qualidade durante a transmissão em qualquer plataforma. O vídeo transmitido após essas alterações nas configurações colocará uma estrela extra nas transmissões. No entanto, essas configurações podem ter um efeito diferente em diferentes configurações do sistema e, portanto, você deve estar sempre pronto para experimentar algumas configurações para obter o fluxo de melhor qualidade.