O que é DAW (estação de trabalho de áudio digital) - mito resolvido

O que é DAW (estação de trabalho de áudio digital) - mito resolvido

14 de janeiro de 2022• Soluções comprovadas

Se você está começando na área de produção musical, já deve ter ouvido falar em DAW. Todo tutorial do YouTube sobre produção musical fala sobre escolhendo o software DAW certo antes de tudo.

Então, o que significa DAW e, mais importante, por que você precisa de DAW para produção musical? Se você também está com dificuldades para encontrar respostas para essas perguntas, deixe-nos ajudar. Neste guia, vamos explicar o que é DAW e como ela pode ajudar um produtor musical em sua carreira.

Parte 1: O que é DAW

DAW significa Estação de trabalho de áudio digital . É um software dedicado projetado para lidar com várias tarefas associadas à produção musical, incluindo gravação de instrumentos, edição de áudio, mixagem de áudio, looping, etc.

Enquanto muitas pessoas comparam DAW com editores de áudio, isso não é verdade. Os editores de áudio são usados ​​apenas para editar um arquivo de áudio. Um DAW, por outro lado, pode ser usado para gravar diferentes faixas de áudio e misturá-las para compilar uma música completa.

As estações de trabalho de áudio digital são usadas pelo DJs e produtores musicais mais populares no mundo, principalmente para compor faixas de hip-hop e EDM. Hoje, o mercado está repleto de dezenas de estações de trabalho de áudio digital, variando do nível iniciante ao profissional.

E essas ferramentas estão disponíveis para sistemas operacionais Windows e Mac. Isso significa que, independentemente do sistema operacional do seu PC, você tem a liberdade de escolher o DAW certo entre uma ampla variedade de opções.

Parte 2: Tipos de DAW

Agora que você sabe o que é um DAW na música, vamos dar uma olhada em como o software DAW apareceu pela primeira vez e por que eles acabaram se tornando uma ferramenta vital para todos os produtores musicais.

Nos anos anteriores, não havia um software dedicado para compilar a faixa inteira. Normalmente, quatro tipos diferentes de ferramentas eram usados ​​para realizar diferentes operações em uma única faixa de música. Esses quatro programas incluíam:

  • Processador de áudio digital (usado para gravar, editar e mixar arquivos de áudio)
  • Sequenciador MIDI (Usado para gravar, editar e mixar informações MIDI)
  • Editor de Notação Musical (Usado para colocar notas diferentes na folha de áudio digital)
  • Instrumento Virtual (Usado para gravar sons de diferentes instrumentos virtuais decodificando as informações MIDI)

Para qualquer compositor de música, essas quatro ferramentas eram essenciais para compilar uma única faixa. No entanto, com o tempo, os gigantes da tecnologia decidiram compilar esses quatro programas diferentes em um software único e nomeá-lo DAW (Digital Audio Workstation).

Como resultado, o DAW se tornou uma solução completa para criar, editar, mixar, gravar diferentes faixas de áudio sem ter que gerenciar quatro ferramentas independentes diferentes. Ao longo dos anos, várias empresas lançaram suas ferramentas de DAW, apresentando uma extensa gama de recursos para ajudar os criadores a compilar uma faixa de áudio completa com o mínimo de esforço.

Parte 3: Como escolher DAW

Como há muitas opções para escolher, é mais provável que fique confuso ao escolher o DAW certo para compor música. Portanto, aqui estão algumas regras de ouro que você deve sempre lembrar ao escolher uma estação de trabalho de áudio digital com disponibilidade total.

  • Antes de tudo, é imperativo entender que todo DAW fará a mesma coisa no final, ou seja, produzir faixas de música. O que separa essas ferramentas umas das outras é o conjunto de recursos e o fluxo de trabalho. Enquanto algumas dessas ferramentas têm um fluxo de trabalho direto, outras têm uma curva de aprendizado íngreme. Então, é melhor familiarize-se com o fluxo de trabalho e recursos de diferentes DAWs e, em seguida, tomar a decisão certa de acordo.
  • Para iniciantes, a facilidade de uso também será um dos fatores significativos ao decidir qual software DAW os ajudará a compor faixas sem passar por muitos problemas. Se você é iniciante, é melhor escolher um DAW que ofereça uma interface amigável e um fluxo de trabalho suave.
  • Se você não tiver certeza, é melhor usar a demonstração gratuita para decidir se uma DAW específica será adequada para seus requisitos ou não.

Parte 4: Qual é o melhor DAW?

Novamente, decidir qual é a melhor DAW dependerá de seus objetivos. De qualquer forma, aqui estão as três principais estações de trabalho de áudio digital que oferecem uma interface fácil de usar e um fluxo de trabalho sem complicações.

Software DAW Gratuito

Se você é iniciante, é melhor escolher um software DAW gratuito e se familiarizar com os recursos e o processo de trabalho de composição de música. Embora essas ferramentas gratuitas não tenham recursos avançados, elas são perfeitas para pessoas que desejam compor músicas por hobby ou querem aprender o básico primeiro. Como o software livre não terá desordem como um DAW avançado, ficaria mais fácil implementar funções diferentes e compilar uma faixa de 3 minutos.

Alguns dos melhores softwares de DAW gratuitos incluem:

  • Banda de garagem
  • Cakewalk do BandLab
  • Cubase LE
  • Ableton 9 Lite
  • Pro Tools em primeiro lugar

1. Logic Pro X

O Logic Pro X é um dos DAWs mais populares, projetado pela Apple, que está disponível exclusivamente para Mac. Se você é um usuário de Mac, não há nada que se aproxime dos recursos do Logic Pro X.

Com este software, a Apple se concentrou em impulsionar a ideia de automação, e é por isso que a gigante da tecnologia adicionou centenas de plug-ins integrados. Você pode adicionar esses plug-ins às suas faixas de áudio e adicionar diretamente diferentes efeitos sonoros.

Além disso, o Logic Pro X oferece um fluxo de trabalho contínuo, graças ao seu design intuitivo, o que torna extremamente fácil para o usuário trabalhar com diferentes módulos ao mesmo tempo.

Lógica

dois. Ferramentas Avid Pro

Avid Pro Tools é um dos primeiros DAWs comercializados no mercado. No entanto, mesmo após uma longa vida útil, a ferramenta continua sendo uma escolha popular, especialmente no mundo do hip-hop. De Dr. Dre a Kanye West, muitos produtores musicais icônicos usam o Pro Tools para colocar suas batidas e compor faixas de áudio emocionantes.

Se você deseja entrar no mundo profissional e deseja dar um toque profissional às suas músicas, não há nada mais adequado do que o Avid Pro Tools.

Esperamos que o guia acima tenha ajudado você a entender o que significa DAW. Embora seja importante entender que a produção musical não é fácil. É preciso dedicação, trabalho duro e criatividade para compor uma faixa de música icônica. É claro que ter o melhor software DAW facilitará o processo de compilação de toda a faixa. Portanto, analise seus requisitos e escolha a DAW mais adequada de acordo.