O que é taxa de quadros e qual escolher?

O que é taxa de quadros e qual escolher?

14 de janeiro de 2022• Soluções comprovadas

O termo taxa de quadros é um dos termos mais antigos da história do cinema , e é tão importante hoje como era quando a primeira câmera foi inventada. Hoje, as taxas de quadros não estão estritamente relacionadas a câmeras e projetores de filmes, porque a qualidade de animações, videogames, transmissões online ao vivo ou transmissões de TV também é diretamente influenciada pelas taxas de quadros.

Embora as câmeras modernas permitam capturar imagens incrivelmente suaves ao usar as configurações automáticas da câmera, entender o conceito de taxas de quadros ajudará você a saber exatamente quando aumentar ou diminuir a taxa de quadros do seu vídeo. Isso exige que você saiba como câmeras ou outros dispositivos de captura de vídeo gravam imagens e, neste guia, apresentaremos os conceitos básicos que regem o processo de captura de vídeo.

O que é taxa de quadros: um breve histórico das taxas de quadros

Uma taxa de quadros é simplesmente a frequência com que imagens estáticas independentes aparecem na tela. Isso significa que você pode escolher o número de fotos que são exibidas em um segundo. Se você aumentar o número de quadros por segundo, as figuras na tomada parecerão estar se movendo mais lentamente, enquanto se você diminuir a taxa de quadros, os personagens na tomada se moverão mais rápido, como nos primeiros filmes de Charlie Chaplin.

Aliás, no período em que Chaplin fez seus primeiros filmes mudos, todas as câmeras estavam acionadas, o que significava que o operador de câmera tinha que rolar a manivela para começar a gravar. Manter a taxa de quadros permanente manualmente não é fácil, e é por isso que as taxas de quadros eram muito mais lentas nos primeiros anos do cinema, pois variavam entre 16 a 24 fps .

O olho humano pode ver tanto quanto 10 ou 12 imagens por segundo e processá-los separadamente, enquanto 16fps já é percebido como um movimento. No entanto, em vídeos com taxas de quadros mais baixas, os movimentos aparecem espasmódicos, enquanto os personagens se movem em velocidades não naturais.

No final da década de 1920 a taxa de quadros padrão da indústria foi definida para 24 fps , e hoje quase cem anos depois, quase todos os filmes são filmados nessa taxa de quadros. O motivo da padronização da taxa de quadros foi o som, pois as taxas de quadros eram e ainda são, usadas para sincronizar as faixas de áudio e vídeo.

Taxas de quadros superiores a 24fps eram comumente usadas mesmo antes da invenção da televisão na década de 1950, que usava 30fps como padrão da indústria. O uso de taxas de quadros superiores a 30 qps era possível nos primeiros dias do cinema, embora os resultados estivessem longe da qualidade de imagem que as câmeras e monitores modernos podem produzir.

Taxas de quadros mais usadas

A grande maioria das câmeras DSLR e de filme oferece apenas três taxas de quadros diferentes , o padrão 24fps, 30fps para quem quer produzir vídeos no estilo de programas de TV, e 60fps para esportes e todas as outras cenas que envolvem movimento rápido.

Taxa de quadros

Imagem da Internet

1 - 16FPS - Se a taxa de quadros de um vídeo for inferior a 10 fps, os espectadores mal conseguirão ver o movimento contínuo. Mesmo se você estiver tentando recriar o estilo dos filmes da era silenciosa, é altamente improvável que você use uma taxa de quadros inferior a 16 fps, porque o vídeo não terá a ilusão de movimento. A 16fps poderá obter o efeito semelhante ao de um filme mudo pois os personagens se moverão mais rápido do que normalmente. No entanto, o a filmagem capturada com essa taxa de quadros geralmente parece instável , e por esse motivo, raramente é usado na produção moderna de filmes e vídeos.

24fps- A menos que você esteja trabalhando em um projeto que exija taxas de quadros mais altas, as chances são de que a maioria das imagens que você já gravou foi capturada em 24fps . Se você optar por fotografar com essa taxa de quadros, seu os vídeos terão um aspecto cinematográfico , embora a filmagem possa não parecer tão suave quanto parece quando é capturada a 60 fps. Os jogadores também podem usar essa taxa de quadros em suas sessões de captura de tela, embora o screencast de alguns videogames exigentes possa exigir taxas de quadros maiores para que os vídeos pareçam perfeitamente suaves.

25FPS- A taxa de quadros 25P não é muito comum nos Estados Unidos. A razão é que a maioria dos equipamentos eletrônicos como câmeras e filmadoras, usados ​​nos EUA, oferecem múltiplos de 30 ou 60. Os vídeos podem ser facilmente convertidos para 25P. Essa taxa de borda deriva do padrão PAL TV de 50i (ou 50 campos emaranhados por segundo). As organizações de cinema e televisão utilizam essa taxa em localidades de 50 Hz para semelhança direta com as taxas de campo e borda da TV.

30 FPS - Transmissões de TV ao vivo e muitos programas de TV são gravados a 30fps para aumentar sua qualidade. Eventos esportivos ao vivo transmitidos na TV devem parecer realistas, e é por isso que uma taxa de quadros mais alta é usada para que a corrida ou o salto pareçam estar ocorrendo em tempo real.

60FPS- Até a invenção do Resolução de vídeo 4K , apenas uma pequena minoria de diretores de fotografia usou essa taxa de quadros. No entanto, os vídeos em 4K se beneficiam de taxas de quadros mais altas, porque dão à filmagem uma aparência incrivelmente detalhada e realista. Capturar vídeos de jogos a 60 fps pode ajudá-lo a reduzir a instabilidade e criar um vídeo que descreva o movimento na tela com veracidade.

120FPS- Se você gostaria de produzir uma câmera lenta vídeo então você deve usar essa taxa de quadros. Os jogadores costumam capturar seus vídeos a 120fps ao jogar videogames que contêm muitos movimentos rápidos, como corridas de carros ou jogos de luta.

Acima de 120FPS - Gravar vídeos em taxas de quadros superiores a 120fps exige que você tenha uma câmera de alta velocidade. Embora seja possível capturar vídeos em taxas de quadros de até 250 fps, artistas de animação, cinegrafistas ou jogadores é altamente improvável que esteja em uma situação em que uma taxa de quadros tão alta seja necessária para que o vídeo pareça natural.

Por que a taxa de quadros é importante nos vídeos?

A taxa de quadros afetará a experiência de visualização, por isso é importante escolher uma taxa de quadros adequada com base em suas necessidades. Na maioria dos casos, a taxa de quadros de um filme é de 24FPS, porque 24FPS é semelhante à forma como vemos o mundo. Mas se você quiser ver mais detalhes do vídeo, deve escolher uma taxa de quadros mais alta, como um vídeo esportivo , que mostrará muitos detalhes. A taxa de quadros mais baixa diminuirá alguns detalhes e é amplamente útil quando criando GIFs animados .

Escolhendo uma taxa de quadros para seu próximo vídeo

Tem apenas duas razões práticas para usar taxas de quadros fora do padrão . O primeiro é puramente estilístico e depende do tipo de estilo visual que você está tentando criar em um vídeo. Se você deseja produzir um vídeo que se assemelha a um programa de TV, aumentar a taxa de quadros de 24 fps para 30 fps pode ajudá-lo a obter a aparência desejada.

A segunda razão para usar altas taxas de quadros é capturar o movimento dentro da filmagem de forma mais suave. A 30 ou 60 fps, seus vídeos não terão reprodução irregular mesmo se você estiver gravando eventos como corridas de Fórmula 1, onde os objetos na cena se movem em velocidades incríveis.

O processo de seleção de uma taxa de quadros para transmissão de vídeo ao vivo é um pouco diferente do processo de escolha da taxa de quadros para um vídeo gravado com uma câmera. Ao compartilhar vídeos online do seu computador, você não precisa se concentrar tanto na qualidade do vídeo, pois ele não será exibido em monitores grandes. No entanto, se você quiser ter um movimento perfeitamente suave no vídeo, você deve considere aumentar a taxa de quadros para 30 ou 60 fps. É importante certificar-se de que seu computador é capaz de exibir altas taxas de quadros, pois alguns processadores podem exibir apenas 15 fps ou menos, o que não será suficiente para ver os resultados.

Tenha em mente que taxas de quadros mais altas aumentam o tamanho do vídeo porque em vez de 24 imagens em um segundo uma câmera captura 30, 60 ou mais imagens por segundo. Trabalhar com arquivos de vídeo grandes requer muito espaço de armazenamento e paciência, pois enviar vídeos com mais de 10 GB à Internet pode levar muito tempo.

Como definir a taxa de quadros de vídeo no Fportocovo?

Alterar o Frame Rate na saída de vídeo do Portocovo é fácil. Na janela de saída, clique no botão Configurações botão para entrar na interface de configurações. Aqui, você pode alterar a taxa de quadros, a taxa de bits, bem como a resolução de vídeo e as configurações de áudio. Vamos para Taxa de quadros opção e selecione um valor de FPS de destino no menu da caixa suspensa. E então clique OK para salvar a configuração da taxa de quadros. Dessa forma, você pode alterar e converter a taxa de quadros original para outra taxa de quadros.

Alterar taxa de quadros em Fportocovo

Você pode salvar o vídeo em seu computador ou fazer upload para o YouTube e o Vimeo também.

Nota: Ao escolher uma taxa de quadros mais alta, o tamanho do arquivo de vídeo será maior e o tempo de exportação também será maior.

O número de fotos que uma câmera pode capturar em um segundo ou um dispositivo de reprodução de vídeo como um projetor de filme, um aparelho de TV ou um monitor de computador pode exibir influências em como vemos as imagens em movimento. À medida que o número de fotos aumenta, a imagem se torna mais realista porque a câmera pode captar mais informações. O estilo da filmagem também muda, portanto, usar uma taxa de quadros padrão de 24 fps permite obter a aparência cinematográfica clássica, enquanto taxas de quadros mais altas criam um estilo que comumente vemos na TV.

Você deve considerar a taxa de quadros ao trabalhar com atividades que podem influenciar a execução do seu documento SWF e o PC que o reproduz. Definir uma taxa de quadros muito alta pode causar problemas no processador, principalmente quando você utiliza vários benefícios ou utiliza o ActionScript para fazer seu filme. Por outro lado, você também precisa considerar a configuração da taxa de quadros, pois ela influencia a facilidade com que seu movimento é reproduzido.

Como cada tipo de taxa de quadros tem seus próprios prós e contras, portanto, depende dos requisitos do vídeo/filme, qual deles precisa ser usado. Como mencionado anteriormente, quanto maior a taxa de quadros, maior será a clareza. Se você estiver filmando um filme 3D, você pode usar taxas de quadros mais altas, enquanto taxas de quadros mais baixas ainda dão um efeito real, claro e cinematográfico. As taxas de quadros são amplamente utilizadas para melhorar a clareza e a coerência do filme/vídeo. Enquanto taxas mais altas são usadas em filmes 3D , as mais baixas encontram o caminho para vídeos onde o efeito real é necessário.

Além de converter e alterar a taxa de quadros, você também pode converter seu formato de vídeo para outro formato, como MP4 , WMV, AVI, MOV, F4V, TS, GIF e WEBM, ou altere a resolução 4K para 1080P, 720P e mais .Fportocovo irá sempre potenciar os seus vídeos. Veja no vídeo abaixo mais funcionalidades do Fportocovo.