Seu logotipo é a base do seu branding: como criar?

Seu logotipo é a base do seu branding: como criar?

14 de janeiro de 2022• Soluções comprovadas

Nota: este artigo é escrito por Ariane Lessard, FreeLogoDesign

Você acabou de iniciar seu próprio canal no YouTube, site ou podcast? Sabemos que você tem muito o que fazer e preparar, porém, já pensou em ter seu próprio logotipo?

Ter um logotipo é muito mais importante do que você imagina. Deve ser uma das primeiras ferramentas de marketing a ter quando você entra em um novo projeto. Um bom logotipo pode projetar uma imagem forte de quem você é e do que é importante para você, como podemos ver em empresas como Apple, Google ou mesmo times esportivos e estrelas do Youtube. É como ter um cartão de visita para se apresentar a qualquer hora e em qualquer lugar.

Onde começar? Como criar seu logotipo?

Infelizmente, não é provável que você encontre o logotipo perfeito instantaneamente. Existem muitas maneiras de ter um logotipo, você pode pedir a um designer gráfico, uma agência ou fazer você mesmo com editores de logotipo como FreeLogoDesign .

Mas antes de começar a desenhar qualquer coisa, você precisa pensar um pouco sobre você e seu projeto. Quais são seus valores? Qual é a sua área de atuação? Quais logotipos você gosta e por quê?

É o momento perfeito para fazer um brainstorming com tudo o que define você e seu projeto. Você precisa contar sua história com seu logotipo e decidir como ele irá representá-lo. Não hesite em procurar inspiração no Pinterest ou Logospire, além de ler artigos de blog de design e branding.

muitos tipos de logotipo como monogramas, assinaturas e símbolos, por exemplo! Pode ser difícil escolher o perfeito se você não estiver familiarizado com o design. Além disso, você precisa levar em consideração a plataforma onde seu logotipo será apresentado. Por exemplo, tente não ter muitos detalhes se o seu logotipo parecer pequeno como no Twitch ou no Youtube. Mantenha-o simples, mas memorável.

1.Regras a seguir

É provável que você precise de muitos rascunhos antes de ter o logotipo perfeito para o seu projeto. Consequentemente, não tenha medo de experimentar coisas diferentes, fontes, ícones, modelos, etc. Você nunca sabe o que irá ajudá-lo a criar a perfeição.

Nossa primeira regra seria então fazer alguns rascunhos de todas as possibilidades. Você também pode fazer uma lista de palavras relacionadas ao seu campo de atividades. Procure por sinônimos ou mesmo dicionários. Além disso, lembre-se desses 6 adjetivos ao criar logotipos em potencial: memoráveis, flexíveis, coloridos, únicos, atemporais e distintos. Você provavelmente não quer ter que renomear seu logotipo em dois anos porque não parece mais bom. Procure algo atemporal (que não se encaixe em todas as tendências atuais) e adaptável. O ciclo de vida do seu logotipo será então mais longo e será fácil modificá-lo de acordo com as necessidades específicas (versão em preto e branco, sem texto, mínimo...)

dois.Erros a evitar

Seu logotipo deve ser o núcleo do seu negócio ou do seu projeto. É provável que você não seja um designer gráfico, no entanto, existem Erros de design que você pode evitar se você conhecê-los com antecedência.

Primeiro, você precisa se concentrar na mensagem que deseja projetar com seu logotipo. Não perca o ponto ou vá com algo que não representa você, o que você faz ou seus valores. Pense no seu mercado-alvo e na mensagem que você deseja comunicá-los.

Mantenha-o simples, não use muitas fontes, formas ou ícones. Como mencionado acima, não confie completamente nas tendências reais, pois elas mudam com frequência e lembre-se da plataforma em que aparecerá.

Evite fazer um logotipo que se pareça muito com algo que já existe. Por fim, seria uma pena incluir erros gramaticais ou ortográficos em seu logotipo. Aproveite o tempo para verificar tudo e tê-lo verificado por amigos ou familiares.

Exemplos de logotipos no Youtube

Como criadores de conteúdo, muitas vezes você pode apresentar seu trabalho no Youtube. Primeiro, você precisa saber que o tamanho do ícone do canal é atualmente 800 x 800 pixels, enquanto sua foto em miniatura deve ter 1280 x 720 pixels. Isso é bem pequeno. O que você pode fazer para agitar seu logotipo do Youtube? Aqui estão dois exemplos interessantes:

1. Mestre de Fortnite: Ninja

Exemplo de logotipo de canal do YouTube

Você provavelmente já ouviu falar de um dos jogadores mais conhecidos de Fortnite, Ninja. Seu patrimônio líquido estimado é de mais de 3,5 milhões no momento. Seja no Youtube ou no Twitch, Ninja usa o mesmo logotipo em todos os lugares e é algo a se fazer para ter uma marca harmoniosa.

Em relação ao seu logotipo, é simples e eficiente. É uma cabeça caricatural de um ninja que o representa perfeitamente. Apenas três cores foram usadas, o que é algo que recomendamos. (Não ultrapasse 3 cores, vai ficar bagunçado). Comece com uma cor principal, uma neutra e, finalmente, uma de destaque, como fez Ninja. Também queremos mencionar que Ninja é conhecido por brincar com uma faixa de cabeça que também pode ser encontrada em seu logotipo.

dois. DIY Tyler: Um ótimo exemplo de DIY

Exemplo de logotipo de canal do YouTube

DIY Tyler é o exemplo perfeito do Youtuber para vídeos DIY relacionados à melhoria da casa. Seja para construir um corrimão de escada ou consertar uma escada barulhenta, ele tem o tutorial certo para você.

Para começar, o logotipo do DIY Tyler Youtube representa bem o que ele faz. Orange é conhecido por estar relacionado ao setor de construção; portanto, é o tom certo para seu logotipo. O Tyler também costuma usar um boné quando trabalha, por isso é uma boa ideia de marca que ele o adicione ao seu logotipo. A única coisa que ele precisa melhorar é remover seu lema do logotipo do Youtube, pois parece pequeno demais para ser lido facilmente.

Concluindo, quer você peça a alguém para criar seu logotipo ou faça você mesmo, certifique-se de que ele o represente e que você goste dele. Você o verá em todos os lugares em um futuro próximo, pois será a base da sua marca. As pessoas precisam saber que você é um profissional de relance, portanto, reserve um tempo para fazê-lo a sério. Será então possível adicionar o seu logo nas suas redes sociais, no seu cartão de visita, bem como na papelada. Torná-lo memorável e se orgulhar disso!