Tutorial de Shotcut

Tutorial de Shotcut

Neste mundo digital, gravar um vídeo não é difícil, mas para transformá-lo em um filme impressionante, você terá que liberar seu lado criativo. Para fazer isso, você pode precisar de uma ferramenta de edição de vídeo decente que atenda às suas expectativas e requisitos.

Entre várias ferramentas disponíveis no mercado, este guia surgiu com uma das melhores opções, o Shotcut. O Shotcut é um editor de vídeo simples, de código aberto e multiplataforma que pode ser usado até mesmo por iniciantes. Você não precisa ser um especialista em edição com o Shotcut. Seus recursos simples ajudam você a editar vídeos em menos tempo, mesmo se você for iniciante.

Ele oferece uma interface intuitiva e uma linha do tempo nativa. Assim, nenhuma importação é necessária nesta ferramenta. Ele suporta uma ampla variedade de formatos de vídeo, imagem e áudio. Além disso, para tornar seus quadros precisos, ele vem com a linha do tempo multiformato.

A linha do tempo oferece uma ampla gama de recursos de edição que incluem adicionar faixas de vídeo e áudio, cortar clipes, dividir clipes em dois, etc. Além disso, está bem equipado com recursos avançados, e recursos adicionais recentes incluem correção de cores e ruído de áudio redução. O Shotcut é executado em todos os três sistemas operacionais de desktop: Windows, Linux e Mac. Aqui está um guia rápido sobre como usá-lo para a melhor saída de vídeo possível:

Se você deseja obter a comparação do Shotcut >> para saber mais detalhes.

Como usar o Shotcut?

Antes de começar com o guia de edição, certifique-se de que o Shotcut esteja instalado em seu sistema. Se não, você pode baixe de seu site oficial.

instalação de download de shotcut

Após a instalação, inicie a ferramenta em seu sistema e siga os seguintes passos:

Iniciar um novo projeto

Você precisa criar um novo projeto toda vez que abrir esta ferramenta para editar qualquer vídeo. É fácil iniciar um novo projeto no Shotcut.

  • Defina um caminho de pasta de projeto, nomeie-o e selecione um modo de vídeo. Oferece vários modos como SD, HD ou UHD em diferentes taxas de quadros.
  • Você está definido para acertar o Start.

iniciar novo projeto shotcut

Definir layout de corte

O Shotcut oferece quatro layouts de edição:

  1. Projeto de linha do tempo
  2. Projeto somente clipe
  3. Projeto de lista de reprodução
  4. Jogador

Cada um desses layouts traz opções diferentes. Para edição de vídeo, você deve escolher o Projeto Timeline . Esse layout apresenta uma janela de visualização, linha do tempo, arquivos de áudio, arquivos recentes e um painel de propriedades.

Importar mídia

Você pode simplesmente arrastar e soltar os clipes de áudio e vídeo que deseja em seu projeto ou pode importar arquivos através do Open File.

(Você verá os arquivos importados na lista de reprodução do Shotcut. Adicione-os à linha do tempo simplesmente arrastando e soltando a opção.)

importar mídia para o shotcut

Como adicionar texto no Shotcut

  • Na linha do tempo, selecione o clipe ao qual deseja adicionar um texto. Em seguida, na barra de ferramentas, selecione Filtros.
  • Alterne as guias de Favorito para Vídeo e, em seguida, role para baixo e clique em Texto. Você pode pesquisar texto diretamente na caixa de texto.
  • Escolha o que deseja entre Texto: Simples ou Texto: 3D.
  • Digite o texto necessário na caixa de texto exibida. Escolha sua fonte favorita; ajustar seu tamanho e cor. (Você pode até escolher a cor do plano de fundo, ajustar a cor do contorno, alterar a posição do texto e ajustar a espessura do texto.)

Cortar um vídeo

  • Clique nos Filtros seguidos da opção Vídeo e, em seguida, clique em Recortar. Você pode escolher o tipo de corte entre diferentes opções, como círculo, retângulo ou origem.
  • Se você escolher o corte circular, poderá ajustar o raio. Se você estiver usando o modo retângulo, poderá ajustar o raio do canto e a cor do preenchimento. No modo de origem, você pode cortar um vídeo da parte superior, inferior, esquerda ou direita.

Dividir um vídeo

  • Selecione o videoclipe que deseja dividir em duas partes. Leve o playhead para qualquer lugar que você tenha que executar o corte. Em seguida, clique no botão 'Dividir no Playhead'. Você pode encontrar este botão ao lado do botão chamado 'Alternar encaixe'. Ou você pode simplesmente pressionar a tecla S para dividir no ponto selecionado.

Acelerar um vídeo

Como outros recursos, é simples o Shotcut acelerar o vídeo. Para fazer isso:

  • Indo para a barra de ferramentas, clique em Propriedades Isso abrirá um painel com diferentes parâmetros.
  • Entre as várias opções, encontre a Velocidade. Depois de encontrá-la, altere seu valor. Para acelerar este vídeo, defina sua velocidade mais, ou seja, 1x mais. Você pode aumentá-lo até cerca de 50x. E para diminuir sua velocidade, defina sua velocidade menor, por exemplo, opte por 0,5x, 0,1x, etc.

Adicionar transições

As transições de Shotcut tornam seu vídeo mais atraente e interessante de assistir. Eles são como um deleite para seus vídeos e para os olhos do espectador. Aqui está como você faz isso no Shotcut:

  • Arraste duas ou mais imagens de vídeo na mesma faixa de vídeo de forma que elas se sobreponham ligeiramente. Certifique-se de que não haja espaço entre os clipes.
  • Após a sobreposição de dois clipes, a zona de transição aparece. Clique nessa zona seguido de um clique em Propriedades. Escolha qualquer transição de várias transições dinâmicas, incluindo Dissolver, Cut, Clock Top, etc.
  • Para o toque final, defina sua suavidade.

Como adicionar música no Shotcut

  • Vá para Timeline e clique em Add audio track. Isso adicionará uma linha do tempo de áudio abaixo da linha do tempo do vídeo.
  • Agora, você terá que adicionar arquivos de música à lista de reprodução do Shotcut da mesma forma que adicionou itens de vídeo na lista de reprodução. Abra o arquivo, encontre seus arquivos de música e adicione-os.
  • Arraste e solte os itens de música na linha do tempo de áudio. Certifique-se de que sua música comece a partir do início da linha do tempo.

Exportar a criação

Para exportar o trabalho final que você realizou usando esta ferramenta; vá em Arquivo e selecione
Exportar vídeo. Ao exportar, você pode prosseguir com as opções padrão. Caso você queira experimentar outro formato, você pode escolher um formato de saída desejável entre a vasta gama de formatos disponíveis.

vídeos de exportação de shotcut

Além disso, assim que o vídeo for exportado com sucesso para o seu sistema, você poderá localizá-lo no seu PC. Deve-se saber que não há botões dedicados ao compartilhamento de seus vídeos nas mídias sociais. Além disso, se você quiser fazer isso, terá que executá-lo manualmente.

O gravador de tela e editor de vídeo tudo-em-um

  • Grave a tela da área de trabalho, áudio e webcam simultaneamente
  • Edite vídeos rapidamente com uma ampla variedade de ferramentas profissionais
  • Muitos efeitos de vídeo integrados
  • Exporte para MP4, MOV, MKV, GIF e vários formatos
Experimente de graça Para Win 7 ou posterior (64 bits) Experimente gratuitamente Para macOS X 10.13 ou download seguro tardio

Palavras finais

No geral, o Shotcut é um editor de vídeo bastante simples que oferece os resultados da maneira que você deseja. Você pode experimentá-lo para ver se você se adapta bem com as outras opções desta ferramenta, como correção de cores Shotcut e redução de ruído de áudio Shotcut. É aconselhável começar com passos de bebê em vez de dar saltos longos. Assim, tente editar seu trabalho usando recursos simples. Além disso, a ferramenta começará a mostrar sua profundidade assim que você começar a adicionar mais módulos a ela.