Guia do Iniciante para Webinars Zoom

Guia do Iniciante para Webinars Zoom

14 de janeiro de 2022• Soluções comprovadas

Plataformas como o Zoom facilitam a hospedagem de um seminário online, para que você não precise se preocupar com detalhes técnicos.

O processo de agendamento de webinars, aprovação de inscritos ou convite de palestrantes com Zoom requer um esforço mínimo que deixa você mais tempo para dedicar atenção ao desenvolvimento do currículo ou descobrir técnicas de ensino inovadoras.

O Zoom concede acesso a todas as ferramentas necessárias para gerenciar um webinar com eficiência e permite que você tenha até 10.000 participantes em cada webinar organizado. Portanto, neste guia para iniciantes dos webinars do Zoom, mostraremos como configurar ou participar de um webinar do Zoom.

Download seguro

O que é um Webinar Zoom?

Um webinar é simplesmente um seminário online, mas o termo também pode ser usado para denotar serviços colaborativos, como webcasts ou reuniões na web em nível de pares. O Zoom permite que seus usuários comprem complementos de webinar que podem ter até 149 hosts e 10.000 participantes. Cada um dos planos permite que o anfitrião ou anfitriões tenham um número ilimitado de reuniões, o que significa que você pode executar quantos webinars desejar com o Zoom.

A plataforma não permite que seus usuários hospedem webinars gratuitamente e você deve adquirir uma assinatura mensal ou anual se quiser hospedar seus webinars no Zoom. Você pode escolher entre as opções Pro, Business, Education e Zoom Room e o custo exato da assinatura depende do número máximo de hosts e participantes que um webinar pode ter, então, por exemplo, você terá que pagar cerca de US $ 50 por mês se o seu O plano de webinar tem apenas um host e cem participantes.

Adicionar webinar ao plano de zoom

Além disso, cada um dos planos disponíveis oferece a opção de gravação em nuvem e você pode obter até 3 TB de armazenamento extra por uma taxa adicional. Depois de comprar uma licença, você também terá que atribuí-la ao proprietário da conta Zoom ou ao administrador de uma conta específica. Você pode fazer isso indo até o menu User Management e selecionando a opção Users. Depois de localizar o usuário ao qual você gostaria de atribuir uma licença de webinar, você deve clicar no botão Editar no final da linha do usuário e clicar na opção Webinar no menu Recurso.

Edição de configuração de webinar de zoom

Opcionalmente, você pode escolher a função do usuário, especificar seu cargo ou adicionar sua localização. Quando terminar, você deve clicar no botão Salvar para confirmar as alterações feitas e prosseguir com a configuração do seu webinar.

Procurando por algum outro software de webinar? Escolhemos alguns dos melhores softwares de webinar que você pode usar, você pode conferir a lista dos melhores softwares de webinar aqui.

Como iniciar um webinar com o Zoom?

Depois de comprar o complemento de webinar do Zoom, você pode agendar um novo webinar. Basta fazer login no portal do webinar, clicar na opção Webinars e, em seguida, clicar no botão Agendar um webinar.

Webinar da Agenda Zoom

Você pode então fornecer as informações sobre o tópico do webinar, escrever uma breve descrição do webinar que será exibido na página de registro, definir a hora e a data em que o webinar deve ocorrer e especificar quanto tempo o webinar vai durar.

Além disso, você pode optar por configurar um webinar único ou recorrente, e caso opte por um tipo de webinar recorrente você pode escolher se o webinar será diário, semanal ou mensal. Tenha em mente que um único webinar não pode ocorrer em mais de cinquenta sessões.

Além disso, você pode ajustar as configurações de registro, opções de áudio, configurar uma senha de webinar, habilitar sessões práticas ou optar por gravar o webinar automaticamente.

O Zoom também permite adicionar modelos ao webinar que você está agendando, escolher o fuso horário do webinar ou usar painéis de perguntas e respostas durante todo o webinar. O host do webinar pode permitir que apenas usuários conectados participem do webinar ou façam o webinar sob demanda. No entanto, apenas webinars que exigem registro podem ser transformados em webinars sob demanda e, ao ativar essa opção, você ativará automaticamente o recurso de gravação na nuvem.

Os hosts podem optar por desativar seus fluxos de vídeo enquanto configuram um novo webinar, mas os fluxos de vídeo podem ser ativados a qualquer momento durante um webinar. Além disso, você pode escolher se deseja ativar ou desativar os vídeos dos participantes, embora só deva usar essa opção se tiver certeza de que não precisará dos vídeos dos participantes durante o webinar.

Clique no botão Agendar quando terminar de ajustar as configurações do webinar e prossiga para enviar convites para membros de equipe ou participantes.

Os membros do painel têm um status diferente dos participantes, pois podem visualizar e enviar vídeos, compartilhar suas telas ou adicionar anotações. Os participantes, por outro lado, só podem visualizar o webinar, mas o host pode ativar o som ou alterar a visualização do webinar. Na maioria dos casos, os participantes interagem com um webinar por meio de painéis de perguntas e respostas e bate-papo.

O processo de convidar membros de equipe para um webinar é simples, pois basta acessar a guia Convites e clicar no botão Editar na seção de membros de equipe.

Convidar pessoas para o Zoom Webinar

O Zoom permite que você convide até cem membros de equipe para um webinar, e você só precisa adicionar seus nomes e e-mails às caixas correspondentes e clicar na caixa de seleção ao lado da opção Enviar convite para todos os membros de equipe recém-adicionados imediatamente.

Clique no botão Salvar para enviar convites aos membros do painel. Os membros de painel em webinars recorrentes serão convidados para todos os webinars da série, mas você também pode adicionar ou remover membros de painel entre dois webinars.

O processo de convite para os participantes depende se um webinar requer ou não registro. Caso seu webinar não exija que os participantes se registrem, basta copiar o link de participação e enviá-lo aos participantes.

Convidar participantes para o Webinar Zoom

Os organizadores de webinars que exigem inscrição devem enviar o link de inscrição aos participantes e cada participante deve preencher o formulário de inscrição. Depois, eles receberão um e-mail que contém um link de ingresso exclusivo. Você pode convidar participantes para se registrarem em um webinar copiando o URL de registro e compartilhando-o em seu site ou e-mail. Opcionalmente, você pode clicar na opção Copiar o convite e copiar o convite criado pelo Zoom ou usar o recurso Enviar o convite por e-mail para obter uma cópia do convite que você pode encaminhar aos participantes.

Iniciar Webinar Zoom Agendado

Para iniciar um webinar, você deve clicar na guia Reuniões, localizar o webinar e clicar no botão Iniciar.

Como os participantes participam de um webinar Zoom?

Como participante de um webinar Zoom, você pode participar de um webinar por meio de um link de registro ou manualmente. Depois de concluir o processo de registro, o host pode enviar um e-mail de confirmação de registro que contém o link de participação, basta clicar nele para participar do webinar no qual você se inscreveu.

Em alguns casos, você também pode acessar o link de participação na página de confirmação de registro e tudo o que você precisa fazer é clicar nele para participar de um webinar.

Zoom Webinar Aprovar

O Zoom oferece a opção de participar de um webinar manualmente, e você só precisa localizar o ID do webinar de 9 dígitos no e-mail de registro, antes de entrar na sua conta Zoom do seu computador ou smartphone. Clique na opção Participar de uma reunião, insira o ID do webinar de 9 dígitos e clique em Participar. Forneça seu nome e endereço de e-mail se a plataforma solicitar essas informações e clique no botão Participar do Webinar.

Os participantes do webinar só podem interagir com um webinar levantando a mão, conversando com o anfitrião e os palestrantes ou participando de painéis de perguntas e respostas.

Qual é a diferença entre uma Reunião Zoom e um Webinar Zoom?

Embora reuniões e webinars no Zoom tenham muito em comum, existem várias diferenças entre esses dois recursos. O webinar é um complemento pago disponível nos modelos Pro, Business e outros modelos de assinatura do Zoom. O recurso de reunião, por outro lado, está disponível gratuitamente e em todas as outras versões da plataforma Zoom.

Além disso, todos os participantes de uma reunião do Zoom podem compartilhar suas telas, ver outros participantes ou falar com eles. Os participantes do webinar não podem compartilhar suas telas, usar anotações ou quaisquer outras opções oferecidas pela plataforma, pois seus recursos de interação são reduzidos a bate-papo e participação em painéis de perguntas e respostas. Além disso, o apresentador de um webinar pode escolher se deseja ou não ver o vídeo de cada participante, enquanto todos os participantes participam dos webinars em modo somente audição.

Um webinar pode ter até 10.000 participantes, enquanto uma reunião não pode ter mais de mil participantes. Além disso, as reuniões do Zoom são usadas principalmente para fins comerciais, como vendas ou reuniões voltadas para o cliente. A educação é o motivo mais comum para a criação de um webinar e, ao contrário das reuniões, os webinars Zoom podem ter até cinquenta sessões. Consequentemente, a lista de recursos que as reuniões Zoom e os webinars Zoom oferecem são um pouco diferentes.

Conclusão

Qualquer pessoa pode configurar um novo webinar com o Zoom, mesmo que não tenha experiência anterior. No entanto, saber quanto tempo cada sessão do webinar vai durar ou quanto tempo deve passar entre duas sessões de webinar ajudará você a ajustar as configurações do seu webinar com mais precisão. Você achou este artigo útil? Deixe um comentário e compartilhe suas experiências com os webinars do Zoom conosco.